Você é terapeuta ocupacional no Hospital Vida Plena, uma instituição pública de média complexidade, que atua com foco em humanização do cuidado.
A paciente Ana Paula, 62 anos, está internada na enfermaria de clínica médica após sofrer uma fratura de fêmur e passar por cirurgia. Ela apresenta um histórico de diabetes, mora sozinha e está em processo de reabilitação motora.
Durante as visitas da equipe, a paciente demonstra desmotivação, tristeza, pouco envolvimento com o tratamento e resistência a receber visitas. A enfermagem relata que Ana se recusa a sair da cama e não interage com outros pacientes.
A equipe multiprofissional solicita sua atuação para desenvolver um plano terapêutico que considere não apenas a reabilitação física, mas também o acolhimento emocional e a promoção da autonomia de Ana no contexto hospitalar.
Informações da Paciente:
Paciente: Ana Paula da Silva
Idade: 62 anos
Gênero: Feminino
Estado civil: Viúva
Escolaridade: Ensino médio completo
Profissão: Aposentada (ex-professora de ensino fundamental)
Situação sociofamiliar: Mora sozinha em um pequeno apartamento no centro da cidade. Tem dois filhos adultos que moram em outras cidades e mantêm contato ocasional por telefone. A paciente relata sentir-se solitária desde que ficou viúva há 4 anos.