Situação-Problema: Vida Leve – Produtos Naturais
A Vida Leve é uma pequena empresa varejista especializada em produtos naturais. Embora tenha um bom produto e um público fiel, vem perdendo espaço no mercado para concorrentes mais digitais. A gestão identificou que:
* Os setores da empresa não se comunicam bem.
* O controle de estoque é feito manualmente.
* Há dificuldade em analisar dados e prever demandas.
* O atendimento ao cliente apresenta falhas.
A gestão está considerando implantar um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) com tecnologias colaborativas e uso de inteligência artificial. Para isso, considere as informações a seguir.
Dados Operacionais da Vida Leve (jan./mar. 2025)
1. Vendas Mensais (por canal)
MÊS |
LOJA FÍSICA |
E-COMMERCE |
MARKETPLACE |
TOTAL |
Janeiro |
R$ 32.500,00 |
R$ 18.000,00 |
R$ 7.300,00 |
R$ 58.000,00 |
Março |
R$ 25.300,00 |
R$ 21.800,00 |
R$ 9.600,00 |
R$ 56.700,00 |