PORTFÓLIO - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LITERATURA E ENSINO - 54_2025
O ensino de literatura não pode se restringir à transmissão de obras canônicas ou à memorização de escolas literárias. É preciso dialogar com a realidade do aluno, incorporando textos contemporâneos, periféricos, visuais e multimodais, de modo a formar leitores críticos e sensíveis.
Fonte: CUNHA, Maria Zilda da. Literatura e educação: rotas de atravessamento. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
A literatura é uma das formas mais ricas de expressão humana, capaz de transmitir valores, emoções, críticas sociais e visões de mundo. Mas como torná-la significativa para os jovens do Ensino Médio em um contexto marcado pela diversidade de linguagens e pela cultura digital?
Para refletir sobre esse tema, leia o texto: “A literatura no ensino médio: entre o cânone e o contemporâneo”, da autora Maria Zilda da Cunha, para embasar teoricamente esta atividade. O texto está disponível na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
ATIVIDADE PRÁTICA – PROPOSTA DE AULA
Após realizar a leitura indicada e refletir sobre o assunto proposto, coloque-se na posição de um(a) docente da educação básica que pretende realizar uma atividade crítica de estudo do texto literário com seus alunos e elabore uma proposta de atividade de literatura para uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com base em uma obra literária de sua escolha (pode ser um conto, poema, crônica, romance ou mesmo uma adaptação gráfica ou audiovisual).
Sua proposta deve apresentar os seguintes elementos:
- Título da atividade;
- Objetivos de aprendizagem;
- Materiais necessários;
- Passo a passo da atividade;
- Forma de avaliação;
- Referências
TEXTO DE APOIO: Artigo "Um clássico sobre a educação literária: o "Direito à Literatura", de Antônio Candido, por Maria Amélia Dalvi.
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/article/view/33930/25191
Para uma boa execução desta atividade:
- Atente-se às instruções passadas durante a disciplina.
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores mediadores no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), especificamente, por meio do "Mural de Avisos" e "Mensagem".
- Verifique se existem materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade — estarão na "Sala do Café", "Mural de Avisos" ou "Material da Disciplina".
- O formulário no formato Word e demais orientações para a realização da atividade MAPA estarão disponíveis na pasta "Material da Disciplina".
Em caso de dúvida, entre em contato com a mediação.