PORTFÓLIO - ADSIS - IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS - 54_2025
Projeto – Sistema de Gestão Educacional
Você foi contratado pela EduConnect, uma startup de tecnologia educacional que fornece sistemas para universidades e escolas. O desafio é desenvolver um Sistema de Gestão Educacional (SGE) orientado a objetos, que permita cadastrar alunos, professores, cursos, turmas, notas e relatórios. O projeto será dividido em fases, simulando o ciclo real de desenvolvimento. Programe todas as fases utilizando a linguagem Java.
Fase 1 – Modelagem Inicial (Classes e Objetos)
No seu primeiro sprint, a equipe de análise pede que você crie as entidades básicas do sistema. Sem isso, nada funciona.
Desafio:
Criar as classes:
Aluno (nome, matrícula, curso).
Professor (nome, especialidade, registro).
Curso (nome, código, cargaHoraria).
Instanciar objetos e validar atributos básicos.
Fase 2 – Estrutura Acadêmica (Associações e Relacionamentos)
A universidade precisa gerenciar turmas que relacionam professores e alunos em cursos específicos.
Desafio:
Criar a classe Turma com atributos codigo, professor, curso, listaAlunos.
Implementar métodos para adicionar/remover alunos.
Mostrar resumo da turma com professor, curso e quantidade de alunos matriculados.
Fase 3 – Controle de Avaliações (Encapsulamento)
O coordenador percebe que alunos estavam manipulando as notas diretamente no banco antigo. Agora, você deve garantir segurança e controle no acesso às notas.
Desafio:
Criar a classe Avaliacao com atributos privados nota, descricao.
Permitir atualização da nota apenas via método atribuirNota(valor), validando se está entre 0 e 10.
Associar avaliações a alunos em turmas.
Fase 4 – Diferentes Tipos de Cursos (Herança e Polimorfismo)
Nem todos os cursos funcionam da mesma forma. A universidade possui cursos presenciais e EAD, cada um com regras próprias.
Desafio:
Criar subclasses CursoPresencial e CursoEAD herdando de Curso.
CursoPresencial deve informar sala de aula.
CursoEAD deve informar plataforma virtual.
Sobrescrever um método detalharCurso() para exibir informações personalizadas.
Fase 5 – Autenticação e Perfis (Interfaces e Abstração)
A área de TI exige segurança: alunos, professores e administradores têm acessos diferentes no sistema.
Desafio:
Criar uma interface de Autenticação com o método autenticar(login, senha).
Implementar em Aluno, Professor e Administrador.
Criar uma classe abstrata Usuario para generalizar atributos comuns.
Fase 6 – Relatórios e Estatísticas (Polimorfismo e Laços)
A diretoria da universidade deseja relatórios automatizados. Você deve implementar relatórios que funcionem de forma genérica para diferentes entidades.
Desafio:
Criar um método polimórfico gerarRelatorio() em Aluno, Professor e Curso.
Exibir informações personalizadas em cada relatório.
Implementar um menu para gerar relatórios múltiplos em sequência.
Fase 7 – Arquitetura em Camadas (Boa Prática de Projeto)
Seu Tech Lead pede que você estruture o sistema de forma mais profissional, separando responsabilidades.
Desafio:
Organizar o projeto em pacotes:
model (entidades).
service (regras de negócio).
repository (armazenamento temporário em listas).
ui (menu interativo).
Criar uma classe Main que faça a integração entre as camadas.
Fase Final – Sistema Educacional Consolidado
Chegou o grande momento! A EduConnect vai apresentar o protótipo a investidores e precisa do sistema completo.
Desafio:
Consolidar todas as funcionalidades.
Criar um menu interativo que permita:
Cadastrar alunos, professores e cursos.
Criar turmas e associar alunos/professores.
Registrar avaliações.
Gerar relatórios gerais.
Testar cenários de sucesso e falha.
Como entregar a atividade:
A atividade deverá ser produzida em um arquivo do tipo texto, conforme template anexado no material da disciplina, disponibilizado no Studeo, e deve ser entregue com a extensão (.PDF ou .DOC). Depois, deve ser anexado no ambiente da atividade no Studeo.
Anexar os Prints dentro do arquivo Template
Print de execução do código de cada fase com seu nome.
Copie e cole o código de cada fase depois do print.
IMPORTANTE:
- Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Formulário de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. Envie em formato doc, docx ou pdf.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.