Isso quer dizer que o morfema significa a junção de elementos ao radical (raiz) da palavras: vogal temática, desinências nominais (gênero e número) e verbais (tempo e modo, número e pessoa) e afixos (prefixos e sufixos).

Isso quer dizer que o morfema significa a junção de elementos ao radical (raiz) da palavras: vogal temática, desinências nominais (gênero e número) e verbais (tempo e modo, número e pessoa) e afixos (prefixos e sufixos). Vamos compreender cada um desses termos, através de sua definição teórica:   Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. A […]

Ver Atividade Completa
Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos etc.) divulgadas em textos de visibilidade pública

Desenvolvimento: Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos etc.) divulgadas em textos de visibilidade pública (física ou on-line) como: fachadas de loja, cartazes, outdoor, poesia, grafite, piada, etc. Selecionadas as palavras, organize o seu trabalho em duas partes, conforme orientações a […]

Ver Atividade Completa
1. Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?).

Parte 2 Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?). Para concluir, apresente uma breve reflexão sobre o processo das análises morfológicas realizadas, o que você aprendeu, quais foram os desafios e, por fim, como ensinar análise morfológica nas aulas de Língua Portuguesa. […]

Ver Atividade Completa
Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas

Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, […]

Ver Atividade Completa
No texto 1, temos a representação de "Moema", personagem do poema épico "Caramuru", de Santa Rita Durão, escritor árcade, pelo olhar do artista romântico Victor Meirelles.

No texto 1, temos a representação de "Moema", personagem do poema épico "Caramuru", de Santa Rita Durão, escritor árcade, pelo olhar do artista romântico Victor Meirelles. Já no texto 2, temos um excerto de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, em que consta a descrição da personagem Marcela, um dos casos amorosos […]

Ver Atividade Completa
a) Em um texto dissertativo argumentativo de 10 a 20 linhas, comente sobre as diferenças entre as representações do feminino no Romantismo no Realismo, considerando o contexto sócio histórico de cada um desses movimentos estéticos.

A partir da leitura dos textos e considerando as discussões presentes em nossos materiais de estudo acerca dos contrastes entre Romantismo e Realismo, discorra sobre os aspectos a seguir:   a) Em um texto dissertativo argumentativo de 10 a 20 linhas, comente sobre as diferenças entre as representações do feminino no Romantismo no Realismo, considerando […]

Ver Atividade Completa
Conforme vimos na citação de Hernández (2000), o ensino por meio de projetos possibilita que os conteúdos escolares sejam ressignificados, visto que, a partir de um bom projeto, o professor pode demonstrar aos estudantes como os saberes escolares têm impacto na vida prática

Conforme vimos na citação de Hernández (2000), o ensino por meio de projetos possibilita que os conteúdos escolares sejam ressignificados, visto que, a partir de um bom projeto, o professor pode demonstrar aos estudantes como os saberes escolares têm impacto na vida prática, demonstrando, ainda, a conexão existente entre as diversas áreas das ciências. No […]

Ver Atividade Completa
MAPA - LET - LITERATURA BRASILEIRA - 52_2025

MAPA - LET - LITERATURA BRASILEIRA - 52_2025 TEXTO 1 O trabalho com projetos aproxima-se da identidade dos alunos e favorece a construção da subjetividade, longe de um prisma paternalista, gerencial ou psicologista, o que implica considerar que a função da escola não é apenas ensinar conteúdos nem vincular a instrução com a aprendizagem. Revisar […]

Ver Atividade Completa
b) Comente, em sua opinião, como tais movimentos seguem (ou não) impactando a produção artística-literária na atualidade.

b) Comente, em sua opinião, como tais movimentos seguem (ou não) impactando a produção artística-literária na atualidade.

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA I - 52_2025

ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA I - 52_2025 Ao longo da história do processo de ensino-aprendizagem de línguas, diferentes métodos e abordagens foram desenvolvidos, procurando atender às necessidades no momento sócio-histórico em que foram inseridos. Atualmente, estudiosos como Kumaravadivelu (2006) discutem a era pós-método, em que, tratando o aluno […]

Ver Atividade Completa