De acordo com Luckesi (2011), é fundamental que nós, educadores, nos empenhemos naquilo que ele denomina como “aprendizagem da avaliação”.

De acordo com Luckesi (2011), é fundamental que nós, educadores, nos empenhemos naquilo que ele denomina como “aprendizagem da avaliação”. Isso implica desenvolvermos não somente a capacidade de examinar – prática historicamente herdada do modelo tradicional de ensino e internalizada por nossa própria trajetória como estudantes –, mas, sobretudo, aprender a avaliar. Trata-se de assimilar […]

Ver Atividade Completa
Imagine que você é professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental e, durante uma reunião pedagógica, é convidado(a) a apresentar à equipe docente uma proposta de avaliação inovadora.

Imagine que você é professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental e, durante uma reunião pedagógica, é convidado(a) a apresentar à equipe docente uma proposta de avaliação inovadora. O objetivo é propor práticas que valorizem a aprendizagem contínua, o uso significativo das tecnologias e o protagonismo dos estudantes, superando os modelos avaliativos tradicionais centrados somente […]

Ver Atividade Completa
Etapa 2 – Proposta de avaliação inovadora com uso de tecnologias digitais

Etapa 2 – Proposta de avaliação inovadora com uso de tecnologias digitais   -  Você irá elaborar uma proposta concreta de avaliação que promova aprendizagens significativas para o nível de ensino apontado. Incorpore recursos digitais e dialogue com as competências da BNCC.   Seus slides devem conter (5 a 6 slides):   - Nome da […]

Ver Atividade Completa
Etapa 1 – Análise crítica dos tipos de planejamento e modelos avaliativos

Etapa 1 – Análise crítica dos tipos de planejamento e modelos avaliativos   - Nessa etapa, o objetivo é refletir sobre os diferentes tipos de planejamento e os modelos de avaliação escolar, identificando seus impactos no processo de ensino-aprendizagem.   Seus slides devem conter (3 a 4 slides):   - Explicação dos tipos de planejamento […]

Ver Atividade Completa
É incontestável que a formação de professores sempre esteve atrelada à organização do trabalho produtivo.

É incontestável que a formação de professores sempre esteve atrelada à organização do trabalho produtivo. Nos anos de 1990, as estratégias das políticas da Educação deveriam preparar os indivíduos para as exigências do novo século. Nesse sentido, as políticas, não só no Brasil, mas em todo o continente, visavam responder a uma crise política e […]

Ver Atividade Completa
Levando em consideração as concepções anteriores, estudadas na Unidade 2 do livro didático sobre Formação de Professores e a Prática

Levando em consideração as concepções anteriores, estudadas na Unidade 2 do livro didático sobre Formação de Professores e a Prática Docente para o Século XXI, a proposta deste MAPA é que você, estudante do curso de Pedagogia, reflita a respeito da prática do professor para o século XXI. Para isso, o primeiro passo é  ler […]

Ver Atividade Completa
A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos com a realidade sociocultural do aluno. Ao utilizar materiais acessíveis e diversificados, […]

Ver Atividade Completa
1. Apresente uma temática que você considera importante e que deveria ser conteúdo da formação inicial para atuar na educação do século

Apresente uma temática que você considera importante e que deveria ser conteúdo da formação inicial para atuar na educação do século XXI, utilizando argumentos válidos para justificar sua escolha.   Apresente duas características que o professor precisa ter para enfrentar os desafios da educação para o século XXI e descreva o porquê.   Observações:   […]

Ver Atividade Completa
ETAPA 1 – PARTE TEÓRICA (mínimo 15 linhas e máximo 25 linhas)

ETAPA 1 – PARTE TEÓRICA (mínimo 15 linhas e máximo 25 linhas) Com base nos textos e autores estudados, reflita sobre a importância da prática pedagógica planejada e ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aborde os seguintes aspectos: - O papel do planejamento didático nas práticas pedagógicas criativas. - A relevância da ludicidade e […]

Ver Atividade Completa
Segundo os estudos da disciplina Saúde e Educação, é papel das escolas brasileiras promover estratégias de saúde infantil, incluindo a educação para hábitos alimentares saudáveis. 

Segundo os estudos da disciplina Saúde e Educação, é papel das escolas brasileiras promover estratégias de saúde infantil, incluindo a educação para hábitos alimentares saudáveis.  “Os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) dialogam com as políticas públicas já existentes no país, em estratégias que visam, também, à promoção da alimentação saudável. Nesse contexto, as crianças são […]

Ver Atividade Completa