A partir do excerto acima, descreva em tópicos, os tipos de exercícios que eram praticados em cada um dos quatro métodos ginásticos ou escolas (inglesa, alemã, francesa e sueca).

A partir do excerto acima, descreva em tópicos, os tipos de exercícios que eram praticados em cada um dos quatro métodos ginásticos ou escolas (inglesa, alemã, francesa e sueca).   Obs.: É necessário digitar o texto DIRETAMENTE no campo destinado para isso, dentro da atividade. Não sendo possível, anexar nenhum arquivo para tal. Portanto, insira […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - BEDU - GINÁSTICA - 52_2025

ATIVIDADE 1 - BEDU - GINÁSTICA - 52_2025 O início do século XIX é o período considerado como data da origem da atual ginástica. De 1800 a 1900 surge o Movimento Ginástico Europeu, composto por quatro escolas: inglesa, alemã, francesa e nórdica (ou sueca). Os autores descrevem que o método ou Escola Inglesa, também denominado […]

Ver Atividade Completa
MAPA - BEDU - GINÁSTICA - 52_2025

MAPA - BEDU - GINÁSTICA - 52_2025 De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística, que esteve presente desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896. Nessa edição, da qual apenas homens podiam participar, somente atletas de cinco países estiveram presentes, […]

Ver Atividade Completa
4. Um dos elementos mais importantes para o sucesso de um evento esportivo é o regulamento. O regulamento irá reger todo o andamento do evento, sendo assim quando mal elaborado ou insuficiente ele acarreta inúmeros problemas durante e após a competição.

4. Um dos elementos mais importantes para o sucesso de um evento esportivo é o regulamento. O regulamento irá reger todo o andamento do evento, sendo assim quando mal elaborado ou insuficiente ele acarreta inúmeros problemas durante e após a competição. Nesse sentido, descreva os pontos que o regulamento de uma competição irá orientar, bem […]

Ver Atividade Completa
Considerando o enunciado acima, retirado da apresentação do dossiê temático “Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo”, realize a leitura na íntegra desse texto e escolha dois artigos pontuados ao longo da apresentação.

Considerando o enunciado acima, retirado da apresentação do dossiê temático “Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo”, realize a leitura na íntegra desse texto e escolha dois artigos pontuados ao longo da apresentação. Após escolher, você deve citar o nome de cada artigo e explicar com suas próprias palavras a temática central […]

Ver Atividade Completa
IMPORTANTE: você deve CONSTRUIR o aparelho. NÃO é permitido utilizar um aparelho comprado ou pronto, como uma bola, por exemplo.

IMPORTANTE: você deve CONSTRUIR o aparelho. NÃO é permitido utilizar um aparelho comprado ou pronto, como uma bola, por exemplo. A atividade deverá ter as seguintes fases: 1. Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo; 2. Cite qual o aparelho escolhido e apresente os materiais utilizados para confecciona-los; 3. Apresentar […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025

ATIVIDADE 1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025 No Brasil, a noção de educação do corpo vem sendo trabalhada de forma sistemática e polissêmica no campo da Educação ao longo dos últimos anos, especialmente em pesquisas de corte historiográfico. No campo da Educação Física, em específico, esse debate amplia. “Um número significativo de autores […]

Ver Atividade Completa
Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em um clube de sua cidade.

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em um clube de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você […]

Ver Atividade Completa
A partir do enunciado acima, nota-se que muitas vezes o cinema como arte também pode ser um recurso no ensino, principalmente, em temáticas reflexivas sobre a história.

A partir do enunciado acima, nota-se que muitas vezes o cinema como arte também pode ser um recurso no ensino, principalmente, em temáticas reflexivas sobre a história. Nesse sentido, para realizar a atividade MAPA da disciplina de História da Educação Física, você precisará assistir atentamente ao filme de 1981 intitulado “A guerra do fogo” postada […]

Ver Atividade Completa
MAPA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025

MAPA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025 Por meio do livro didático da disciplina compreendemos que filmes, fotografias, jornais, dentre outros servem de apoio documental aos estudiosos da história da educação física. Portanto, os registros de filmagens apresentam-se como uma possibilidade importante para o desenvolvimento de uma compreensão histórica. De modo comparável ao que […]

Ver Atividade Completa