A partir das discussões realizadas durante a disciplina, esse é o momento para você refletir sobre sua futura prática profissional a partir dos temas convergentes com os Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

A partir das discussões realizadas durante a disciplina, esse é o momento para você refletir sobre sua futura prática profissional a partir dos temas convergentes com os Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, com base no entendimento de que existem teorias estudadas por esta disciplina que trazem a discussão de conteúdos que fazem interface com […]

Ver Atividade Completa
MAPA - EDU - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52_2025

MAPA - EDU - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52_2025  Metodologicamente, na Pedagogia do Oprimido/Pedagogia Dialógica, delimitada a área em que se vai trabalhar, conhecida por meio de fontes secundárias, começam os investigadores a primeira etapa de investigação. Em seguida, vem a segunda fase da investigação que começa quando os investigadores, por meio […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 52_2025

ATIVIDADE 1 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 52_2025 A gestão do esporte pode ser entendida como a aplicação dos princípios de gestão a organizações esportivas. Ela corresponde ao processo de trabalhar com pessoas e recursos materiais para que sejam alcançados os objetivos das organizações esportivas, de maneira eficaz. Em complemento, para melhor entender o […]

Ver Atividade Completa
2. De acordo com os autores, as pesquisas realizadas no contexto da gestão esportiva deveriam se preocupar com duas áreas principais, quais são essas duas áreas? Em complemento, cite também quais são as subáreas de pesquisa para a gestão do esporte.

2. De acordo com os autores, as pesquisas realizadas no contexto da gestão esportiva deveriam se preocupar com duas áreas principais, quais são essas duas áreas? Em complemento, cite também quais são as subáreas de pesquisa para a gestão do esporte.

Ver Atividade Completa
O excerto acima nos conduz a refletir sobre os conhecimentos da gestão aplicados em nossa área. Ele foi adaptado das discussões realizada por Rocha e Bastos, em seu artigo intitulado “Gestão do esporte: definindo a área”.

O excerto acima nos conduz a refletir sobre os conhecimentos da gestão aplicados em nossa área. Ele foi adaptado das discussões realizada por Rocha e Bastos, em seu artigo intitulado “Gestão do esporte: definindo a área”. Nesse sentido, considerando esse artigo, responda as questões que se seguem.

Ver Atividade Completa
1. Conforme discutido pelos autores, no artigo, qual é a diferença entre “organizações esportivas” e “organizações não esportivas”? Cite exemplos.

ATENÇÃO: Para realizar essa atividade será necessário realizar a leitura do artigo mencionado acima. Desta forma, acesse o “Material da disciplina” e faça o download do arquivo deste artigo. 1. Conforme discutido pelos autores, no artigo, qual é a diferença entre “organizações esportivas” e “organizações não esportivas”? Cite exemplos.

Ver Atividade Completa
MAPA - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 52_2025

MAPA - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 52_2025 A gestão, enquanto prática voltada à organização e ao planejamento de recursos e ações, ocupa um papel central em diferentes contextos, inclusive no cenário esportivo. É fundamental observamos que ela se relaciona, de forma direta e indireta, com o universo esportivo. Sempre que nos dedicamos à organização […]

Ver Atividade Completa
1. O Ciclo de Deming, consiste em trabalhar com etapas para o desenvolvimento de um projeto. Estas etapas correspondem ao planejamento, a execução, a verificação e o agir.

Prezados estudantes, diante do trecho exposto anteriormente, nessa atividade MAPA iremos discutir e aspectos organizacionais da gestão de projetos e eventos esportivos, a fim de que você, possa fortalecer seu conhecimento sobre o tema. Desta forma, responda às quatro questões a seguir: 1. O Ciclo de Deming, consiste em trabalhar com etapas para o desenvolvimento […]

Ver Atividade Completa
2. Alguns critérios como a “finalidade” e a “área de interesse” podem ser utilizados para classificar um determinado evento. Além destes, pode-se utilizar como critério de classificação o “tipo” de evento.

2. Alguns critérios como a “finalidade” e a “área de interesse” podem ser utilizados para classificar um determinado evento. Além destes, pode-se utilizar como critério de classificação o “tipo” de evento. Nesse sentido, três autores: Melo Neto, Nakane e Martins apresentam suas ideias sobre os tipos de eventos. Desta forma, apresente a ideia (conceito) de […]

Ver Atividade Completa
3. Um evento esportivo bem-sucedido traz diversas vantagens, como o crescimento da receita local por meio do turismo e das vendas de produtos e serviços associados ao evento, a melhoria da reputação da região e o incentivo à prática de exercícios físicos e saudáveis

3. Um evento esportivo bem-sucedido traz diversas vantagens, como o crescimento da receita local por meio do turismo e das vendas de produtos e serviços associados ao evento, a melhoria da reputação da região e o incentivo à prática de exercícios físicos e saudáveis. Ademais, pode resultar em aprimoramentos nas infraestruturas locais e em um […]

Ver Atividade Completa