MAPA - BEDU - EMPREENDEDORISMO - 52_2025

MAPA - BEDU - EMPREENDEDORISMO - 52_2025 A definição do termo empreendedorismo tem causado uma divergência entre especialistas, visto que a dificuldade de encontrar um significado ocorre pelo: campo de estudo, heterogeneidade da área e novas tendências nos negócios, que mudam o mercado mais rapidamente. Conforme Dornelas (2005, p. 29), “a palavra empreendedor (entrepreneur) tem […]

Ver Atividade Completa
Devemos compreender que um indivíduo que se torna empreendedor pode começar de diferentes formas: abrir o negócio próprio, herdar, comprar, intraempreender, entre outros termos, conforme classificação de Dornelas (2007).

Devemos compreender que um indivíduo que se torna empreendedor pode começar de diferentes formas: abrir o negócio próprio, herdar, comprar, intraempreender, entre outros termos, conforme classificação de Dornelas (2007).

Ver Atividade Completa
No início da história do empreendedorismo, era atribuído o fator risco para quem estivesse envolvido a determinado empreendimento. Posteriormente, o foco foi direcionado para indivíduo inovador e que tem iniciativa.

No início da história do empreendedorismo, era atribuído o fator risco para quem estivesse envolvido a determinado empreendimento. Posteriormente, o foco foi direcionado para indivíduo inovador e que tem iniciativa. Anos mais tarde, também se admitiu como empreendedor aquele que trabalha nas organizações, ou seja, podemos notar que a abordagem foi mudando conforme as situações […]

Ver Atividade Completa
Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços

Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Porém, […]

Ver Atividade Completa
a) Dentre as classificações de empreendedorismo estudadas na disciplina, escolha três delas e apresente suas descrições. 

Portanto, com base no texto apresentado acima, no livro da disciplina e nas aulas conceituais e ao vivo, responda o que é solicitado a seguir:   a) Dentre as classificações de empreendedorismo estudadas na disciplina, escolha três delas e apresente suas descrições.    b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - EDU - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52_2025

ATIVIDADE 1 - EDU - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52_2025 As complexas formas de sociedades, desenvolvidas ao longo da história pelos seres humanos, ocasionaram a formação de distintas categorias de explicação e conhecimento dos sujeitos e objetos que se apresentam no mundo. Essas categorias, por sua vez, apresentam diferentes formas de compreensão, […]

Ver Atividade Completa
Considerando o exposto e os estudos na disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, para responder à Atividade de Estudo 1, leia atentamente a UNIDADE 1 do livro didático.

Considerando o exposto e os estudos na disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, para responder à Atividade de Estudo 1, leia atentamente a UNIDADE 1 do livro didático. Após a leitura, CITE E EXPLIQUE, com suas palavras, cada uma das quatro distintas formas de conhecimento abordadas no livro.

Ver Atividade Completa
c) Em até 10 linhas apresente quais são os desafios que um empreendimento por necessidade pode gerar, atuando em uma comunidade local de uma grande cidade, você pode escolher qualquer setor.

c) Em até 10 linhas apresente quais são os desafios que um empreendimento por necessidade pode gerar, atuando em uma comunidade local de uma grande cidade, você pode escolher qualquer setor.

Ver Atividade Completa
Considere a seguinte situação hipotética: Imagine que você é um professor recém-formado em Educação Física, atuando em uma escola pública localizada em uma região de vulnerabilidade social.

Considere a seguinte situação hipotética: Imagine que você é um professor recém-formado em Educação Física, atuando em uma escola pública localizada em uma região de vulnerabilidade social. Ao iniciar seu trabalho, você percebe que muitos estudantes demonstram desinteresse pelas aulas de Educação Física, alegando que “não gostam de esporte” ou que “não sabem jogar bem”. […]

Ver Atividade Completa
MAPA - EDU - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52_2025

MAPA - EDU - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52_2025  Metodologicamente, na Pedagogia do Oprimido/Pedagogia Dialógica, delimitada a área em que se vai trabalhar, conhecida por meio de fontes secundárias, começam os investigadores a primeira etapa de investigação. Em seguida, vem a segunda fase da investigação que começa quando os investigadores, por meio […]

Ver Atividade Completa