A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro

A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Física. Segundo Mendonça e Cordeiro (2022), ela pode cumprir três funções principais: diagnosticar, controlar e classificar. Cada uma dessas funções está ligada a um modelo de avaliação com características e objetivos diferentes. Compreender esses modelos ajuda o professor a escolher a melhor […]

Ver Atividade Completa
Neste sentido, caro estudante, sua tarefa será gravar um vídeo apresentando um seminário sobre os três modelos de avaliação

Neste sentido, caro estudante, sua tarefa será gravar um vídeo apresentando um seminário sobre os três modelos de avaliação: DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA. No vídeo, você deverá conceituar cada um desses modelos, explicar suas funções e indicar em quais momentos eles podem ser utilizados no contexto escolar. Por fim, você ainda deverá apresentar um exemplo […]

Ver Atividade Completa
O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.

O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes […]

Ver Atividade Completa
Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.  - Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​ - Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera […]

Ver Atividade Completa
Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como

Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Porém, […]

Ver Atividade Completa
A definição do termo empreendedorismo tem causado uma divergência entre especialistas, visto que a dificuldade de encontrar um significado ocorre pelo

A definição do termo empreendedorismo tem causado uma divergência entre especialistas, visto que a dificuldade de encontrar um significado ocorre pelo: campo de estudo, heterogeneidade da área e novas tendências nos negócios, que mudam o mercado mais rapidamente.A   Conforme Dornelas (2005, p. 29), “a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele […]

Ver Atividade Completa
b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor corporativo, por necessidade e por sucessão familiar.

b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor corporativo, por necessidade e por sucessão familiar.   c) Em até 10 linhas apresente quais são os desafios que um empreendimento por necessidade pode gerar, atuando em uma comunidade local de uma grande cidade, você pode escolher qualquer setor. ​   IMPORTANTE: *Faça […]

Ver Atividade Completa
Com base no texto, para a proposta da Atividade Mapa, vocês deverão planejar (descrever em texto e imagem) três atividades, uma direcionada para cada um dos indicadores

Com base no texto, para a proposta da Atividade Mapa, vocês deverão planejar (descrever em texto e imagem) três atividades, uma direcionada para cada um dos indicadores: “Comunicação na Ação”, “Estruturação do Espaço” e “Relação com a Bola”, respeitando a estrutura: I) Fase de jogo; II) Objetivo; III) Material; IV) Organização do espaço e da […]

Ver Atividade Completa
​Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados

​Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados as modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando então que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento.   O professor Garganta (1998) […]

Ver Atividade Completa
No contexto atual da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes essenciais para garantir uma formação integral dos estudantes.

No contexto atual da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes essenciais para garantir uma formação integral dos estudantes. A Filosofia desempenha papéis fundamentais nesse processo, não apenas para professores dessa disciplina, mas para todos os educadores. A compreensão dos fundamentos filosóficos contribui para a construção de uma visão crítica e reflexiva […]

Ver Atividade Completa