1. Sabemos que os exercícios que compõem uma aula de Ginástica localizada podem fazer ou não o uso de materiais (equipamentos) para a sua execução.

​TAREFA 3 A Ginástica localizada pode ser considerada uma das modalidades de ginástica de academia mais tradicionais. Ela introduz os exercícios resistidos no contexto das aulas coletivas coreografadas, desta forma, os movimentos realizados são semelhantes aos encontrados nas salas de musculação. A partir desses apontamentos, considerando as discussões e material da disciplina, você deve responder […]

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Durante a prática de exercícios físicos, o corpo humano ativa uma série de processos bioquímicos para atender à demanda energética aumentada.

Texto introdutório – Contexto científico Durante a prática de exercícios físicos, o corpo humano ativa uma série de processos bioquímicos para atender à demanda energética aumentada. A principal moeda energética celular é o ATP (adenosina trifosfato), produzido principalmente nas mitocôndrias por meio da respiração celular aeróbica. Entretanto, quando a intensidade do exercício é alta e […]

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3. Nesse momento você deverá planejar e organizar, de maneira geral, uma aula de Ginástica localizada.

Nesse momento você deverá planejar e organizar, de maneira geral, uma aula de Ginástica localizada. Para isso você deverá preencher o quadro abaixo com as informações necessárias. Atente-se as seguintes orientações para realizar esse planejamento: - Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo. - Você deverá escolher entre 2 e 4 grupos […]

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a) Carlos ao pesquisar sobre bioquímica humana, quais foram as duas vias metabólicas utilizadas predominantemente para produção de ATP (energia) durante a corrida de 10 km.

Após a análise do caso, responda: a) Carlos ao pesquisar sobre bioquímica humana, quais foram as duas vias metabólicas utilizadas predominantemente para produção de ATP (energia) durante a corrida de 10 km. Leve em consideração processos aeróbico e anaeróbico de produção de energia.   b) Levando em consideração sua resposta anterior, qual é o motivo […]

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Carlos, 25 anos, estudante de Educação Física e praticante regular de corrida de 100 metros rasos, ou seja, um velocista, além de adepto à musculação, decidiu participar de uma

Caso para análise Carlos, 25 anos, estudante de Educação Física e praticante regular de corrida de 100 metros rasos, ou seja, um velocista, além de adepto à musculação, decidiu participar de uma corrida de 10 km realizado em sua cidade, sendo que não treinou para tal corrida. Para as atividades de costume (100 m rasos […]

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b) Levando em consideração sua resposta anterior, qual é o motivo da utilização de dois processos metabólicos de energia durante a corrida de 10 km.

b) Levando em consideração sua resposta anterior, qual é o motivo da utilização de dois processos metabólicos de energia durante a corrida de 10 km. Leve em consideração o início da corrida (primeiros minutos) e período intermediário até o final. c) O lactato liberado do processo de energia anaeróbico participa do Ciclo de Cori. Assim, […]

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d) Considerando o papel do oxigênio na produção de energia, explique a diferença entre exercício aeróbico e exercício anaeróbico e relacione essa diferença com as sensações

d) Considerando o papel do oxigênio na produção de energia, explique a diferença entre exercício aeróbico e exercício anaeróbico e relacione essa diferença com as sensações de fadiga e queda de desempenho apresentadas por Carlos durante a corrida de 10 km.   Obs.: você poderá utilizar seu livro da disciplina de Biologia e Bioquímica Humana, […]

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c) O lactato liberado do processo de energia anaeróbico participa do Ciclo de Cori. Assim, ao pesquisar sobre esse processo, qual a resposta que Carlos encontrará sobre

c) O lactato liberado do processo de energia anaeróbico participa do Ciclo de Cori. Assim, ao pesquisar sobre esse processo, qual a resposta que Carlos encontrará sobre a importância desse ciclo para o processo energético e recuperação após atividade de alta intensidade? d) Considerando o papel do oxigênio na produção de energia, explique a diferença […]

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1 - Elaborar um plano de aula para crianças que estão no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (07 a 10 anos), todas iniciantes na capoeira

Nessa atividade MAPA você deverá: 1 - Elaborar um plano de aula para crianças que estão no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (07 a 10 anos), todas iniciantes na capoeira, com o propósito de melhorar o desenvolvimento motor, desenvolver o aspecto cognitivo, social e aprender a movimentação básica. Para isso, […]

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A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sua inserção no ambiente escolar

A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sua inserção no ambiente escolar deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação, interaja com os demais colegas e […]

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