Etapa 1 - Levantamento de Brincadeiras Tradicionais Objetivo da Etapa: Conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, investigando sua presença nas gerações passadas e sua adaptação no presente.

Etapa 1 - Levantamento de Brincadeiras Tradicionais Objetivo da Etapa: Conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, investigando sua presença nas gerações passadas e sua adaptação no presente. Instruções: Realize três entrevistas com pessoas de diferentes faixas etárias (avós, pais, filhos, tios, irmãos, amigos etc.), perguntando quais eram as brincadeiras que costumavam brincar na infância. Registre detalhes […]

Ver Atividade Completa
Com base na reflexão trazida pelos textos anteriores, esta atividade MAPA busca promover o resgate de brincadeiras tradicionais, valorizando o seu papel na construção da memória coletiva e estimulando o desenvolvimento social e cultural, com foco na redução da imersão digital e no aumento das interações físicas e sociais entre os indivíduos.

Com base na reflexão trazida pelos textos anteriores, esta atividade MAPA busca promover o resgate de brincadeiras tradicionais, valorizando o seu papel na construção da memória coletiva e estimulando o desenvolvimento social e cultural, com foco na redução da imersão digital e no aumento das interações físicas e sociais entre os indivíduos. Desse modo, a […]

Ver Atividade Completa
TEXTO II O ato de brincar é uma expressão cultural que atravessa diferentes épocas e territórios, assumindo significados distintos em cada contexto e promovendo a transmissão de saberes e a construção coletiva de memórias.

TEXTO II O ato de brincar é uma expressão cultural que atravessa diferentes épocas e territórios, assumindo significados distintos em cada contexto e promovendo a transmissão de saberes e a construção coletiva de memórias. No entanto, na sociedade atual, marcada pela modernidade líquida, a criança tem sido transformada de protagonista na criação cultural para uma […]

Ver Atividade Completa
Na era digital, as brincadeiras tradicionais têm perdido espaço para a crescente presença de aparelhos eletrônicos, com as crianças preferindo passar mais tempo em celulares do que em atividades lúdicas.

TEXTO I Na era digital, as brincadeiras tradicionais têm perdido espaço para a crescente presença de aparelhos eletrônicos, com as crianças preferindo passar mais tempo em celulares do que em atividades lúdicas. Segundo o Instituto Delete, da UFRJ, 57% das crianças de até 5 anos já sabem usar aplicativos de smartphones, enquanto apenas 14% conseguem […]

Ver Atividade Completa
De uma maneira simplificada, podemos dizer que o atendimento prestado no local do acidente, ou seja, APH – Atendimento Pré-Hospitalar, é aquele dispensado a pessoas em situação de urgências e emergências, onde, é realizado no local da ocorrência, antes do suporte médico chegar.

De uma maneira simplificada, podemos dizer que o atendimento prestado no local do acidente, ou seja, APH – Atendimento Pré-Hospitalar, é aquele dispensado a pessoas em situação de urgências e emergências, onde, é realizado no local da ocorrência, antes do suporte médico chegar. Dessa forma é importante existir pessoas capacitadas que sejam pautados em condutas […]

Ver Atividade Completa
TÍTULO: TOMADA DE DECISÃO EM CONDIÇÃO DE EMERGÊNCIA Muitas vezes em nosso cotidiano, nos deparamos com situações inusitadas, não pensadas e muito menos esperadas. Assim como os problemas clínicos, os traumas por acidentes violentos, podem nos pegar de surpresa e nesse momento

Olá acadêmico(a) do curso de Educação Física EaD, a atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em noções primeiros socorros TÍTULO: TOMADA DE DECISÃO EM CONDIÇÃO DE EMERGÊNCIA Muitas vezes em nosso cotidiano, nos deparamos com situações inusitadas, não pensadas e […]

Ver Atividade Completa
Para os alunos do Bacharelado em Educação Física (contexto de recreação em hotel): elabore uma programação de recreação para crianças e/ou adolescentes em um hotel, resgatando as brincadeiras tradicionais coletadas. A programação deve incluir: - Nome da programação: escolha um nome lúdico e em acordo à reflexão proposta na atividade.

Para os alunos do Bacharelado em Educação Física (contexto de recreação em hotel): elabore uma programação de recreação para crianças e/ou adolescentes em um hotel, resgatando as brincadeiras tradicionais coletadas. A programação deve incluir: - Nome da programação: escolha um nome lúdico e em acordo à reflexão proposta na atividade. - Objetivos: estabeleça objetivos recreativos […]

Ver Atividade Completa
Para os alunos da Licenciatura em Educação Física (contexto escolar): Elabore um plano de aula para uma turma do 5⁠º ano do Ensino Fundamental, utilizando as brincadeiras tradicionais coletadas na etapa 1. O plano deve incluir: - Tema da aula: escolha em acordo às temáticas da área e reflexão proposta na atividade.

Para os alunos da Licenciatura em Educação Física (contexto escolar): Elabore um plano de aula para uma turma do 5⁠º ano do Ensino Fundamental, utilizando as brincadeiras tradicionais coletadas na etapa 1. O plano deve incluir: - Tema da aula: escolha em acordo às temáticas da área e reflexão proposta na atividade. - Objetivos: estabeleça […]

Ver Atividade Completa
Etapa 2: Proposta de Plano de Aula ou Atividade Recreativa Objetivo da Etapa: Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial

Etapa 2: Proposta de Plano de Aula ou Atividade Recreativa Objetivo da Etapa: Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial para a construção da identidade cultural e desenvolvimento social das crianças, promovendo um ambiente dinâmico, inclusivo e motivador.

Ver Atividade Completa
Vítima A: Adolescente 16 anos sofre um ferimento após queda da própria altura durante um jogo de futebol, neste instante o impacto contra a trave de gol, causa uma fratura exposta em sua perna direita, onde fragmentos do osso tibial perfuram sua pele.

O nosso livro didático, as aulas conceituais e ao vivo poderão te auxiliar na realização dessa atividade.   Sabendo que acidentes podem acontecer a qualquer momento, e que você pode otimizar o atendimento à vítima, devendo estar preparado para as diversas situações relacionadas aos acidentes e agravos, imagine a seguinte situação:   Vítima A: Adolescente […]

Ver Atividade Completa