1) Fazer o seu próprio diário alimentar de três dias sendo: dois dias da semana (segunda a sexta, escolha apenas 2 dias) e um dia do final de semana (sábado ou domingo), de todas as suas refeições realizadas durante o dia, utilizando como forma de medidas valores de medidas caseiras (1 copo, 1 colher de sopa, 1 xícara...). Siga como orientação o modelo do Diário Alimentar de Gabriela.

Com base no exposto você deverá: 1) Fazer o seu próprio diário alimentar de três dias sendo: dois dias da semana (segunda a sexta, escolha apenas 2 dias) e um dia do final de semana (sábado ou domingo), de todas as suas refeições realizadas durante o dia, utilizando como forma de medidas valores de medidas […]

Ver Atividade Completa
3. Objetivos do projeto: Definir o objetivo geral e os objetivos específicos da intervenção. 4. Público-alvo: Especificar a quem se destina o projeto (alunos, professores, pais etc.).

Objetivos do projeto: Definir o objetivo geral e os objetivos específicos da intervenção. Público-alvo: Especificar a quem se destina o projeto (alunos, professores, pais etc.). Metodologia: Descrever as ações e estratégias que serão utilizadas para desenvolver o projeto, com ênfase nas atividades que você, como professor de Educação Física, irá desenvolver, com a participação dos […]

Ver Atividade Completa
2. Fundamentação teórica: Relacionar o tema da violência escolar com os conteúdos da Psicologia da Educação, como, por exemplo: relações humanas no contexto escolar para discutir a dinâmica das interações e os conflitos presentes no ambiente escolar.

Fundamentação teórica: Relacionar o tema da violência escolar com os conteúdos da Psicologia da Educação, como, por exemplo: relações humanas no contexto escolar para discutir a dinâmica das interações e os conflitos presentes no ambiente escolar.

Ver Atividade Completa
1. Caracterização do problema: Apresentar dados sobre a violência escolar, baseando-se nos artigos disponibilizados no material da disciplina (conceito, tipos, causas e consequências).

Caracterização do problema: Apresentar dados sobre a violência escolar, baseando-se nos artigos disponibilizados no material da disciplina (conceito, tipos, causas e consequências). Contextualizar o problema em um cenário escolar específico (real ou hipotético).

Ver Atividade Completa
Sob a ótica de Vygotsky (2007), a instituição escolar exerce um papel determinante na formação da subjetividade individual, compreendendo o sujeito como um ente psicológico em constante evolução dentro do contexto da educação formal.

Analise o texto a seguir: Sob a ótica de Vygotsky (2007), a instituição escolar exerce um papel determinante na formação da subjetividade individual, compreendendo o sujeito como um ente psicológico em constante evolução dentro do contexto da educação formal. O processo de mediação, conduzido pelos profissionais da educação, que vincula os alunos às atividades pedagógicas, […]

Ver Atividade Completa
Etapa 1 - Levantamento de Brincadeiras Tradicionais Objetivo da Etapa: Conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, investigando sua presença nas gerações passadas e sua adaptação no presente.

Etapa 1 - Levantamento de Brincadeiras Tradicionais Objetivo da Etapa: Conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, investigando sua presença nas gerações passadas e sua adaptação no presente. Instruções: Realize três entrevistas com pessoas de diferentes faixas etárias (avós, pais, filhos, tios, irmãos, amigos etc.), perguntando quais eram as brincadeiras que costumavam brincar na infância. Registre detalhes […]

Ver Atividade Completa
Com base na reflexão trazida pelos textos anteriores, esta atividade MAPA busca promover o resgate de brincadeiras tradicionais, valorizando o seu papel na construção da memória coletiva e estimulando o desenvolvimento social e cultural, com foco na redução da imersão digital e no aumento das interações físicas e sociais entre os indivíduos.

Com base na reflexão trazida pelos textos anteriores, esta atividade MAPA busca promover o resgate de brincadeiras tradicionais, valorizando o seu papel na construção da memória coletiva e estimulando o desenvolvimento social e cultural, com foco na redução da imersão digital e no aumento das interações físicas e sociais entre os indivíduos. Desse modo, a […]

Ver Atividade Completa
TEXTO II O ato de brincar é uma expressão cultural que atravessa diferentes épocas e territórios, assumindo significados distintos em cada contexto e promovendo a transmissão de saberes e a construção coletiva de memórias.

TEXTO II O ato de brincar é uma expressão cultural que atravessa diferentes épocas e territórios, assumindo significados distintos em cada contexto e promovendo a transmissão de saberes e a construção coletiva de memórias. No entanto, na sociedade atual, marcada pela modernidade líquida, a criança tem sido transformada de protagonista na criação cultural para uma […]

Ver Atividade Completa
Na era digital, as brincadeiras tradicionais têm perdido espaço para a crescente presença de aparelhos eletrônicos, com as crianças preferindo passar mais tempo em celulares do que em atividades lúdicas.

TEXTO I Na era digital, as brincadeiras tradicionais têm perdido espaço para a crescente presença de aparelhos eletrônicos, com as crianças preferindo passar mais tempo em celulares do que em atividades lúdicas. Segundo o Instituto Delete, da UFRJ, 57% das crianças de até 5 anos já sabem usar aplicativos de smartphones, enquanto apenas 14% conseguem […]

Ver Atividade Completa
Para os alunos da Licenciatura em Educação Física (contexto escolar): Elabore um plano de aula para uma turma do 5⁠º ano do Ensino Fundamental, utilizando as brincadeiras tradicionais coletadas na etapa 1. O plano deve incluir: - Tema da aula: escolha em acordo às temáticas da área e reflexão proposta na atividade.

Para os alunos da Licenciatura em Educação Física (contexto escolar): Elabore um plano de aula para uma turma do 5⁠º ano do Ensino Fundamental, utilizando as brincadeiras tradicionais coletadas na etapa 1. O plano deve incluir: - Tema da aula: escolha em acordo às temáticas da área e reflexão proposta na atividade. - Objetivos: estabeleça […]

Ver Atividade Completa