1) DEFINA e EXEMPLIFIQUE cada um dos termos a seguir: Gastos, Custos e Despesas. 2) QUAL a diferença entre Custos e Despesas? 3) No texto “Alto custo com matérias-primas importadas prejudica farmácias de manipulação”, o termo “custos”, que está em negrito e grifado, está sendo usado de maneira adequada? JUSTIFIQUE sua resposta com base no contexto.

Entender a terminologia na área de custos é essencial para melhor aplicação e gestão das empresas. Dessa forma, responda as questões a seguir:   1) DEFINA e EXEMPLIFIQUE cada um dos termos a seguir: Gastos, Custos e Despesas. 2) QUAL a diferença entre Custos e Despesas? 3) No texto “Alto custo com matérias-primas importadas prejudica […]

Ver Atividade Completa
Fernanda, professora da disciplina de Farmacologia do curso de Farmácia, inicia o conteúdo de antimicrobianos. Em sua aula contempla as principais classes de antimicrobianos, mecanismo de ação dos fármacos, efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas. Ao final da aula, Fernanda desafia os alunos com um caso clínico:

Fernanda, professora da disciplina de Farmacologia do curso de Farmácia, inicia o conteúdo de antimicrobianos. Em sua aula contempla as principais classes de antimicrobianos, mecanismo de ação dos fármacos, efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas. Ao final da aula, Fernanda desafia os alunos com um caso clínico:

Ver Atividade Completa
Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Farmacologia aplicada. Instruções iniciais: utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes nesse modelo. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na "Sala do Café".

Olá, estudante!   Seja bem-vindo(a) à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Farmacologia aplicada. Instruções iniciais: utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes nesse modelo. Assista ao vídeo com as instruções para a realização […]

Ver Atividade Completa
A. Justifique a indicação do inibidor da bomba de prótons 30 minutos antes das refeições, no regime farmacológico de Paula, com base no mecanismo de ação. B. Explique para a paciente o motivo da orientação médica para suspender a utilização de cetoprofeno.

A paciente se dirige a farmácia para adquirir os medicamentos prescritos e questiona o farmacêutico sobre a conduta do médico.   Proponho que você, como profissional da área da saúde atuando na farmácia de dispensação, responda para o paciente os seguintes questionamentos:   Justifique a indicação do inibidor da bomba de prótons 30 minutos antes […]

Ver Atividade Completa
Caso clínico: Paula, 45 anos, tem dois filhos pequenos e considera sua vida estressante. Procura o pronto atendimento pois ultimamente vem sentindo uma sensação desagradável após as refeições, e relata uma sensação de queimação e azia depois de comer, que piora quando come alimentos

Caso clínico: Paula, 45 anos, tem dois filhos pequenos e considera sua vida estressante. Procura o pronto atendimento pois ultimamente vem sentindo uma sensação desagradável após as refeições, e relata uma sensação de queimação e azia depois de comer, que piora quando come alimentos picantes ou molho de tomate. Anteriormente o sintoma se apresentava de […]

Ver Atividade Completa
2) ELABORE um mapa mental objetivo, focando apenas nos antimicrobianos prescritos a Paula (claritromicina, amoxicilina e tetraciclina) para o tratamento da H. pylori indicando a classe dos antimicrobianos, seu mecanismo de ação, atividade microbiana (espectro de ação) e efeitos adversos mais importantes. Obs. o mapa mental pode ser elaborado à mão ou utilizando aplicativos como Canva, Office etc.

2) ELABORE um mapa mental objetivo, focando apenas nos antimicrobianos prescritos a Paula (claritromicina, amoxicilina e tetraciclina) para o tratamento da H. pylori indicando a classe dos antimicrobianos, seu mecanismo de ação, atividade microbiana (espectro de ação) e efeitos adversos mais importantes. Obs. o mapa mental pode ser elaborado à mão ou utilizando aplicativos como […]

Ver Atividade Completa
​1) Sabendo que os fármacos claritromicina, amoxicilina e tetraciclina são antimicrobianos, JUSTIFIQUE a indicação desses medicamentos baseado no espectro de ação e mecanismo de ação desses fármacos.

A Professora Fernanda, então, faz dois questionamentos aos alunos a respeito dos antimicrobianos:   ​1) Sabendo que os fármacos claritromicina, amoxicilina e tetraciclina são antimicrobianos, JUSTIFIQUE a indicação desses medicamentos baseado no espectro de ação e mecanismo de ação desses fármacos.

Ver Atividade Completa
Paula, 45 anos, tem dois filhos pequenos e considera sua vida estressante. Procura o pronto atendimento pois ultimamente vem sentindo uma sensação desagradável após as refeições, e relata uma sensação de queimação e azia depois de comer, que piora quando come alimentos picantes ou molho de tomate.

Caso clínico: Paula, 45 anos, tem dois filhos pequenos e considera sua vida estressante. Procura o pronto atendimento pois ultimamente vem sentindo uma sensação desagradável após as refeições, e relata uma sensação de queimação e azia depois de comer, que piora quando come alimentos picantes ou molho de tomate. Anteriormente, o sintoma se apresentava de […]

Ver Atividade Completa
b) Durante a avaliação postural do ombro, explique quais aspectos devem ser observados e justifique.

b) Durante a avaliação postural do ombro, explique quais aspectos devem ser observados e justifique.

Ver Atividade Completa
a) Explique por que a articulação do ombro e as articulações da mão e do punho são mais suscetíveis a lesões.

Com base nessa leitura, responda as questões abaixo:   a) Explique por que a articulação do ombro e as articulações da mão e do punho são mais suscetíveis a lesões.

Ver Atividade Completa