a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados.

 a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual. Em seguida, responda às alternativas (a), (b) e […]

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Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração.

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração. Como vimos, a aceleração é o quociente da variação de velocidade pelo tempo gasto para haver essa variação. Logo, quanto maior a aceleração em módulo, maior a arrancada […]

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Parte 2) Na descrição de fenômenos físicos, encontramos diversos tipos de grandezas diferentes. Como você bem sabe, cada uma destas grandezas é dada por dimensões e unidades diferentes.

Parte 2) Na descrição de fenômenos físicos, encontramos diversos tipos de grandezas diferentes. Como você bem sabe, cada uma destas grandezas é dada por dimensões e unidades diferentes. No estudo dos fenômenos de transporte, é comum nos depararmos com alguns números que, apesar de possuírem grande significado prático e físico, não apresentam unidades. São os […]

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Parte 1) Explique o conceito de fenômenos de transporte, descrevendo como forças motrizes, gradientes e a tendência ao equilíbrio se relacionam dentro desse contexto.

ATIVIDADE: Os fenômenos de transporte são essenciais para diversas áreas da engenharia, pois explicam como energia, massa e quantidade de movimento se deslocam em diferentes meios. Parte 1) Explique o conceito de fenômenos de transporte, descrevendo como forças motrizes, gradientes e a tendência ao equilíbrio se relacionam dentro desse contexto.

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Em regiões remotas, onde não há acesso à rede elétrica, veículos off-grid são utilizados para transporte e operação de equipamentos elétricos em campo (como sensores, bombas, e iluminação). Esses veículos contam com sistemas de geração elétrica próprios, geralmente compostos por vários geradores (baterias ou dínamos).

Em regiões remotas, onde não há acesso à rede elétrica, veículos off-grid são utilizados para transporte e operação de equipamentos elétricos em campo (como sensores, bombas, e iluminação). Esses veículos contam com sistemas de geração elétrica próprios, geralmente compostos por vários geradores (baterias ou dínamos). Imagine que uma equipe de engenheiros precisa projetar o sistema […]

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É comum a utilização simultânea de várias pilhas para fazer funcionar um aparelho elétrico. Esse é um exemplo de associação de geradores. Tal como ocorre no caso dos resistores, há dois tipos básicos de associação de geradores: em série e em paralelo.

É comum a utilização simultânea de várias pilhas para fazer funcionar um aparelho elétrico. Esse é um exemplo de associação de geradores. Tal como ocorre no caso dos resistores, há dois tipos básicos de associação de geradores: em série e em paralelo. Física Geral e Experimental II. José Osvaldo de Souza Guimarães. Maringá-PR.: Unicesumar,  2019.

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c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou esse experimento em uma bancada de laboratório real. Cite (no mínimo três) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta?

c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou esse experimento em uma bancada de laboratório real. Cite (no mínimo três) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta? Por exemplo: bancada mal nivelada pode gerar desvios nos valores de tempo obtidos pela queda do carrinho.

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a) Explique, com suas palavras, como esse experimento pode ser aplicado nos conceitos de MRUV.

a) Explique, com suas palavras, como esse experimento pode ser aplicado nos conceitos de MRUV. b) Os dados da tabela a seguir foram obtidos após realizar o experimento virtual. Utilizando os dados que já estão tabelados, preencha os demais campos da tabela. Qual a aceleração média obtida?               S=a.t²/2 […]

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3) Considerando os requisitos do sistema (24 V e 10 A), seria possível atender essas condições com dois geradores e com essas duas configurações?

3) Considerando os requisitos do sistema (24 V e 10 A), seria possível atender essas condições com dois geradores e com essas duas configurações? Se não, proponha uma associação alternativa (série-paralelo) que permita atender à demanda, justificando com cálculos.

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2) Associação em paralelo: agora, os mesmos dois geradores são associados em paralelo e com a carga de

2) Associação em paralelo: agora, os mesmos dois geradores são associados em paralelo e com a carga de R=2 Ω. a) Qual é a tensão total fornecida ao circuito? b) Qual a corrente total fornecida ao circuito e a corrente por gerador? c) Qual a tensão na carga?

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