1. Utilizando os conhecimentos adquiridos sobre produtos e seus níveis e tomando como guia a imagem interativa disponível no link, você deverá imaginar ser um gerente de produtos e sua empresa imaginária comercializa escovas de dentes.

1. Utilizando os conhecimentos adquiridos sobre produtos e seus níveis e tomando como guia a imagem interativa disponível no link, você deverá imaginar ser um gerente de produtos e sua empresa imaginária comercializa escovas de dentes. No exercício de sua função de gerente de produtos, você terá a meta de elevar a escova de dentes, […]

Ver Atividade Completa
MAPA - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 52_2025

MAPA - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 52_2025 Imagine a seguinte situação hipotética. Você, pedagogo (a) formado (a) trabalha em uma Escola de Educação Infantil com uma turma de alunos de 4 a 5 anos. No início do ano letivo você percebe que boa parte destes alunos apresentam algumas dificuldades referentes ao desenvolvimento psicomotor. Diante […]

Ver Atividade Completa
2. No livro Psicomotricidade Teoria e Prática da Escola à aquática (BUENO, 2013) na página 224, (o livro está disponível no studeo – minha biblioteca) temos algumas atividades referentes a prática do trabalho do conceito psicomotor funcional perceptivo de organização temporal.

2. No livro Psicomotricidade Teoria e Prática da Escola à aquática (BUENO, 2013) na página 224, (o livro está disponível no studeo – minha biblioteca) temos algumas atividades referentes a prática do trabalho do conceito psicomotor funcional perceptivo de organização temporal. Escolha uma atividade e correlacione com o campo de experiências da BNCC – Etapa […]

Ver Atividade Completa
1.  A professora propõe uma atividade com os alunos de 5 anos que consiste em: as crianças devem formar um círculo. A professora orienta que toda vez que ela falar uma característica, como por exemplo:

1.  A professora propõe uma atividade com os alunos de 5 anos que consiste em: as crianças devem formar um círculo. A professora orienta que toda vez que ela falar uma característica, como por exemplo: cabelo preto, todos que tiverem cabelo preto devem ir ao centro junto com a professora. Esta atividade relaciona-se a que […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

ATIVIDADE 1 - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025 A Estatística enquanto conteúdo nos moldes da Educação Básica é relativamente recente, se analisarmos seu contexto histórico, todavia pesquisas arqueológicas indicam que a coleta de informações já ocorria no antigo Egito, por volta de 2000 anos antes da era cristã. Apesar da Estatística […]

Ver Atividade Completa
Etapa 2: Elaborar um Plano de Aula para a atividade do circuito psicomotor que você montou. Este deve conter: Objetivo (1), Conteúdo (quais os conceitos psicomotores que serão trabalhados)

Etapa 2: Elaborar um Plano de Aula para a atividade do circuito psicomotor que você montou. Este deve conter: Objetivo (1), Conteúdo (quais os conceitos psicomotores que serão trabalhados), Desenvolvimento (descrever o desafio mencionando o conceito psicomotor trabalhado), Recursos (materiais utilizados) e Avaliação (como você vai verificar o desempenho dos alunos).

Ver Atividade Completa
Etapa1: Montar um circuito psicomotor para os alunos desta turma de Educação Infantil (4 a 5 anos) cujos desafios propostos trabalhem três conceitos psicomotores da sua escolha. Para isso, é necessário que:

Etapa1: Montar um circuito psicomotor para os alunos desta turma de Educação Infantil (4 a 5 anos) cujos desafios propostos trabalhem três conceitos psicomotores da sua escolha. Para isso, é necessário que: Programe quais os desafios que você irá propor, pensando no conceito psicomotor que pretende desenvolver com ele. CONCEITO PSICOMOTOR ATIVIDADE/DESAFIO 1.     […]

Ver Atividade Completa
Agora que você já conhece sobre jogos de tabuleiro e como confeccioná-lo, o que acha de sabermos o que vamos fazer de fato?

Agora que você já conhece sobre jogos de tabuleiro e como confeccioná-lo, o que acha de sabermos o que vamos fazer de fato? Nessa atividade mapa você deverá criar um jogo de tabuleiro que explore o conhecimento de um das três medidas de tendência central: MODA, MÉDIA E MEDIANA. Muito bem! Após criar o jogo […]

Ver Atividade Completa
MAPA - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

MAPA - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025 A Estatística na Educação Básica no Brasil contribui para o desenvolvimento de habilidades que fomentam a interpretação, raciocínio lógico e alfabetização estatística, possibilitando a construção do pensamento estatístico em nossos discentes. Nesta perspectiva, ao ensinar estatística, o professor deve apresentar atividades que envolvam o […]

Ver Atividade Completa
Agora que você já acessou o material de apoio, sua tarefa consiste em elaborar um texto que seja capaz de responder o seguinte questionamento: como a história da estatística pode ser ensinada a crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?

Agora que você já acessou o material de apoio, sua tarefa consiste em elaborar um texto que seja capaz de responder o seguinte questionamento: como a história da estatística pode ser ensinada a crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Qual a importância de se trabalhar estatística com os alunos desse nível de ensino? Para […]

Ver Atividade Completa