Nesse contexto, a Rápido Cargo, uma transportadora que realiza entregas rodoviárias de cargas para diversas cidades do Brasil, enfrenta um desafio: entender melhor seus custos para precificar seus serviços corretamente e garantir que sua operação seja lucrativa.

Nesse contexto, a Rápido Cargo, uma transportadora que realiza entregas rodoviárias de cargas para diversas cidades do Brasil, enfrenta um desafio: entender melhor seus custos para precificar seus serviços corretamente e garantir que sua operação seja lucrativa. Como gestor da empresa, sua responsabilidade é analisar os dados disponíveis e tomar decisões estratégicas com base nos […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 52_2025

ATIVIDADE 1 - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 52_2025 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes culturas ao longo do tempo. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a BNCC destaca a importância de que os estudantes “reconheçam que a […]

Ver Atividade Completa
MAPA - MAT - GEOMETRIA ANALITICA - 52_2025

MAPA - MAT - GEOMETRIA ANALITICA - 52_2025 O metano (CH₄) é um gás inodoro e invisível que tem mais de 80 vezes o poder de aquecimento do dióxido de carbono. O metano é o principal componente do gás que aquece nossas casas e alimenta nossos fogões, e é um dos principais subprodutos da perfuração […]

Ver Atividade Completa
A) Assumindo que as distâncias entre os átomos de carbono e hidrogênio sejam todas iguais, determine as coordenadas do átomo de carbono.

Considerando que os átomos de hidrogênio ocupam os seguintes vértices do tetraedro: (1,0,0), (0,1,0), (0,0,1) e (1,1,1), resolva os itens que seguem:   A) Assumindo que as distâncias entre os átomos de carbono e hidrogênio sejam todas iguais, determine as coordenadas do átomo de carbono. B) Determine o comprimento da ligação C-H e H-H, ou […]

Ver Atividade Completa
MAPA - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 52_2025

MAPA - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 52_2025 Linha do Tempo Reflexiva: da Mesopotâmia ao Cálculo A História da Matemática revela que os conceitos que hoje ensinamos em sala de aula foram construídos ao longo dos séculos, com contribuições de diferentes povos, culturas, escolas e pensadores. Nessa atividade, você investigará essa trajetória, com foco […]

Ver Atividade Completa
Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.

Objetivo: Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.   O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para […]

Ver Atividade Completa
Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento.

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento. Essa compreensão é essencial para a formação docente e para a construção de aulas mais envolventes, interdisciplinares e culturalmente ricas.

Ver Atividade Completa
No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo”

No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo” (BNCC, 2018, p. 564). Nesse sentido, a inclusão da História da Matemática no ensino não é apenas um recurso […]

Ver Atividade Completa
Parte 3: Proposta de Aplicação + Reflexão Final (20 a 30 linhas) Após concluir as partes anteriores, você deverá escrever um texto reflexivo dissertativo (não em tópicos), com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas, em que apresentará:

Parte 3: Proposta de Aplicação + Reflexão Final (20 a 30 linhas) Após concluir as partes anteriores, você deverá escrever um texto reflexivo dissertativo (não em tópicos), com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas, em que apresentará: - Uma proposta concreta de uso pedagógico de um dos marcos históricos escolhidos, voltada para o […]

Ver Atividade Completa
Parte 2: Quadro de Transformações Históricas Para cada um dos marcos descritos na linha do tempo, você também deverá analisar a transformação ocorrida na Matemática, respondendo às seguintes perguntas em um novo quadro:

Parte 2: Quadro de Transformações Históricas Para cada um dos marcos descritos na linha do tempo, você também deverá analisar a transformação ocorrida na Matemática, respondendo às seguintes perguntas em um novo quadro: - Marco da História (o mesmo da linha do tempo). - Como era a matemática antes desse marco? - Qual foi a […]

Ver Atividade Completa