1. Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?).

Parte 2 Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?). Para concluir, apresente uma breve reflexão sobre o processo das análises morfológicas realizadas, o que você aprendeu, quais foram os desafios e, por fim, como ensinar análise morfológica nas aulas de Língua Portuguesa. […]

Ver Atividade Completa
Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos etc.) divulgadas em textos de visibilidade pública

Desenvolvimento: Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos etc.) divulgadas em textos de visibilidade pública (física ou on-line) como: fachadas de loja, cartazes, outdoor, poesia, grafite, piada, etc. Selecionadas as palavras, organize o seu trabalho em duas partes, conforme orientações a […]

Ver Atividade Completa
Conforme vimos na citação de Hernández (2000), o ensino por meio de projetos possibilita que os conteúdos escolares sejam ressignificados, visto que, a partir de um bom projeto, o professor pode demonstrar aos estudantes como os saberes escolares têm impacto na vida prática

Conforme vimos na citação de Hernández (2000), o ensino por meio de projetos possibilita que os conteúdos escolares sejam ressignificados, visto que, a partir de um bom projeto, o professor pode demonstrar aos estudantes como os saberes escolares têm impacto na vida prática, demonstrando, ainda, a conexão existente entre as diversas áreas das ciências. No […]

Ver Atividade Completa
MAPA - LET - LITERATURA BRASILEIRA - 52_2025

MAPA - LET - LITERATURA BRASILEIRA - 52_2025 TEXTO 1 O trabalho com projetos aproxima-se da identidade dos alunos e favorece a construção da subjetividade, longe de um prisma paternalista, gerencial ou psicologista, o que implica considerar que a função da escola não é apenas ensinar conteúdos nem vincular a instrução com a aprendizagem. Revisar […]

Ver Atividade Completa
b) Comente, em sua opinião, como tais movimentos seguem (ou não) impactando a produção artística-literária na atualidade.

b) Comente, em sua opinião, como tais movimentos seguem (ou não) impactando a produção artística-literária na atualidade.

Ver Atividade Completa
a) Em um texto dissertativo argumentativo de 10 a 20 linhas, comente sobre as diferenças entre as representações do feminino no Romantismo no Realismo, considerando o contexto sócio histórico de cada um desses movimentos estéticos.

A partir da leitura dos textos e considerando as discussões presentes em nossos materiais de estudo acerca dos contrastes entre Romantismo e Realismo, discorra sobre os aspectos a seguir:   a) Em um texto dissertativo argumentativo de 10 a 20 linhas, comente sobre as diferenças entre as representações do feminino no Romantismo no Realismo, considerando […]

Ver Atividade Completa
À luz disso, escreva um texto argumentativo-discursivo de até 25 linhas em que você faz uma apreciação dos diferentes métodos e abordagens apresentados na Unidade 1 do livro do módulo Prática de Ensino da Língua Inglesa I.

À luz disso, escreva um texto argumentativo-discursivo de até 25 linhas em que você faz uma apreciação dos diferentes métodos e abordagens apresentados na Unidade 1 do livro do módulo Prática de Ensino da Língua Inglesa I. Apresente as principais vantagens e desvantagens de cada um, apontando como o professor pode fazer uso de cada […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA I - 52_2025

ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA I - 52_2025 Ao longo da história do processo de ensino-aprendizagem de línguas, diferentes métodos e abordagens foram desenvolvidos, procurando atender às necessidades no momento sócio-histórico em que foram inseridos. Atualmente, estudiosos como Kumaravadivelu (2006) discutem a era pós-método, em que, tratando o aluno […]

Ver Atividade Completa
Pensando nisso, imagine a seguinte situação: você é professor de uma escola estadual e, visando promover o estudo do texto literário junto a outras linguagens e expressões artísticas

Pensando nisso, imagine a seguinte situação: você é professor de uma escola estadual e, visando promover o estudo do texto literário junto a outras linguagens e expressões artísticas, resolveu propor um projeto de ensino que envolve o estudo da literatura brasileira em confluência com a linguagem cinematográfica. Assim, neste MAPA, você deve elaborar um projeto […]

Ver Atividade Completa
Considerando as discussões desenvolvidas ao longo do módulo e das aulas, planeje uma aula em que você pretenda desenvolver a habilidade de compreensão escrita (Reading) e a habilidade de produção escrita (Writing), usando o trecho da BNCC e o material publicitário a seguir como texto base para a sua aula:

Considerando as discussões desenvolvidas ao longo do módulo e das aulas, planeje uma aula em que você pretenda desenvolver a habilidade de compreensão escrita (Reading) e a habilidade de produção escrita (Writing), usando o trecho da BNCC e o material publicitário a seguir como texto base para a sua aula:  

Ver Atividade Completa