1º Leia a reportagem disponibilizada no link a seguir sobre o acesso à educação das pessoas com deficiência:

COMO FAZER ESTA ATIVIDADE - Orientações Importantes Assista ao vídeo explicativo desta atividade e siga os passos a seguir: Parte 1: Análise, Conhecimento e Organização da atividade 1º Leia a reportagem disponibilizada no link a seguir sobre o acesso à educação das pessoas com deficiência:

Ver Atividade Completa
Frente à leitura do texto apresentado e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, você deverá, de forma crítica, analisar a importância da criminologia na formulação

Frente à leitura do texto apresentado e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, você deverá, de forma crítica, analisar a importância da criminologia na formulação de políticas públicas de combate e controle da violência e elaborar um texto dissertativo sobre este assunto, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ver Atividade Completa
Questão para desenvolver: A partir do texto de apoio, você deverá escolher um texto a partir de um material (outdoor, pixo de muro, folheto de ofertas, título de notícias, site, entre outros) para explicar a teoria da dicotomia sintagma e paradigma.

Questão para desenvolver: A partir do texto de apoio, você deverá escolher um texto a partir de um material (outdoor, pixo de muro, folheto de ofertas, título de notícias, site, entre outros) para explicar a teoria da dicotomia sintagma e paradigma. Com isso, responda em no máximo 10 linhas porque o texto escolhido é um […]

Ver Atividade Completa
​O paradigma se define pelas possibilidades que estão invisíveis/ausentes, mas que podem ser selecionadas pelo falante para formar um sintagma.

​O paradigma se define pelas possibilidades que estão invisíveis/ausentes, mas que podem ser selecionadas pelo falante para formar um sintagma. São no mínimo dois elementos (palavras) que podem substituir outros elementos, desde que ocupem a mesma função, no mesmo contexto (exemplo: um artigo somente pode ser substituído por outro artigo, um substantivo por outro substantivo, […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025

ATIVIDADE 1 - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025 SINTAGMA E PARADIGMA: AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA As dicotomias saussurianas são utilizadas como tentativa de simplificar e resumir como o mestre de Genebra elaborou uma teoria para explicar a teoria da língua (o objeto científico de estudo da Linguística). Para Pietroforte (2012), Souza-e-Silva e Koch (2012), […]

Ver Atividade Completa
3) Atualmente existe alguma política criminal em vigor no território brasileiro? Aponte pelo menos uma política pública que tenha demonstrado sucesso ou fracasso.

3) Atualmente existe alguma política criminal em vigor no território brasileiro? Aponte pelo menos uma política pública que tenha demonstrado sucesso ou fracasso. 4º Junte as 3 (três) perguntas em um texto corrido (dissertativo), deve ter começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão). Uma boa introdução trazendo o que será abordado e uma breve consideração […]

Ver Atividade Completa
Isso quer dizer que o morfema significa a junção de elementos ao radical (raiz) da palavras: vogal temática, desinências nominais (gênero e número) e verbais (tempo e modo, número e pessoa) e afixos (prefixos e sufixos).

Isso quer dizer que o morfema significa a junção de elementos ao radical (raiz) da palavras: vogal temática, desinências nominais (gênero e número) e verbais (tempo e modo, número e pessoa) e afixos (prefixos e sufixos). Vamos compreender cada um desses termos, através de sua definição teórica:   Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. A […]

Ver Atividade Completa
MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025

MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025 FORMAÇÃO DAS PALAVRAS A dupla articulação da língua é um tema importante dentro da linguística estruturalista porque, além de estabelecer a diferença entre os códigos dos animais e a língua(gem) humana, oferece os componentes básicos para compreender o modo como ocorre a formação das palavras. A etimologia […]

Ver Atividade Completa
Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas

Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, […]

Ver Atividade Completa
1. Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?).

Parte 2 Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?). Para concluir, apresente uma breve reflexão sobre o processo das análises morfológicas realizadas, o que você aprendeu, quais foram os desafios e, por fim, como ensinar análise morfológica nas aulas de Língua Portuguesa. […]

Ver Atividade Completa