Com o advento da tecnologia, no auge de um momento histórico no qual as relações interpessoais se tornam cada vez mais virtuais, essa forma pós-moderna de violência, o bullying, atravessa as fronteiras das escolas e, até mesmo, das famílias

Com o advento da tecnologia, no auge de um momento histórico no qual as relações interpessoais se tornam cada vez mais virtuais, essa forma pós-moderna de violência, o bullying, atravessa as fronteiras das escolas e, até mesmo, das famílias – onde vigoram pequenas violências domésticas – e se transforma em cyberbullying – intimidação que ultrapassou […]

Ver Atividade Completa
MAPA - HOMEM E PROCESSO CIVILIZATÓRIO: ANTROPOLOGIA E PSICOLOGIA - 52_2025

MAPA - HOMEM E PROCESSO CIVILIZATÓRIO: ANTROPOLOGIA E PSICOLOGIA - 52_2025 CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS São muitos os problemas que permeiam as relações humanas e influenciam a vida na sociedade atual, neste sentido a proposta desta atividade consiste em trazer à tona desafios da sociedade contemporânea, bem como refletir e propor iniciativas de […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 – HOMEM E PROCESSO CIVILIZATÓRIO: ANTROPOLOGIA E PSICOLOGIA – 52_2025

ATIVIDADE 1 – HOMEM E PROCESSO CIVILIZATÓRIO: ANTROPOLOGIA E PSICOLOGIA – 52_2025 Condicionamento Humano e Mecanismos de Defesa: Você já parou para pensar como somos influenciados e influenciamos a sociedade? Talvez você acredite que não, mas ao longo de nossa vida refletimos as relações que estabelecemos com pessoas com as quais convivemos. Nossos valores, crenças, […]

Ver Atividade Completa
Parte 2: Planejamento e execução da atividade 1º Já leu a reportagem completa? 2º Agora separe o material de apoio e os arquivos.

Parte 2: Planejamento e execução da atividade 1º Já leu a reportagem completa? 2º Agora separe o material de apoio e os arquivos. 3º Elabore o Informativo (1 página) sobre a Hierarquia das Normas Jurídicas no Brasil. Não se esqueça de apresentar a posição da Constituição Federal em relação às demais normas jurídicas, bem como […]

Ver Atividade Completa
2- Pedro*, “O meu caso se trata de um cyberbullying. Havia um grupo de alunos na minha sala que não gostavam de mim, e foi aí que tudo começou.

2- Pedro*, “O meu caso se trata de um cyberbullying. Havia um grupo de alunos na minha sala que não gostavam de mim, e foi aí que tudo começou. No começo eles provocavam na minha frente, mas eu nunca me escondi por causa disso e resolvi contar o problema aos meus pais, e, depois, para […]

Ver Atividade Completa
1- Raissa*, 13 anos, conta que colegas de classe criaram uma comunidade no Orkut (rede social criada para compartilhar gostos e experiências com outras pessoas) em que comparam fotos suas com as de mulheres feias.

Histórias Reais: 1- Raissa*, 13 anos, conta que colegas de classe criaram uma comunidade no Orkut (rede social criada para compartilhar gostos e experiências com outras pessoas) em que comparam fotos suas com as de mulheres feias. Tudo por causa de seu corte de cabelo. “Eu me senti horrorosa e rezei para que meu cabelo […]

Ver Atividade Completa
Ameaça cibernética: envio repetitivo de mensagens ameaçadoras ou intimidadoras; Happy slapping: é a interface mais nítida entre o bullying presencial e o virtual. Este tipo de violência é gerado pela divulgação de vídeos

Ameaça cibernética: envio repetitivo de mensagens ameaçadoras ou intimidadoras; Happy slapping: é a interface mais nítida entre o bullying presencial e o virtual. Este tipo de violência é gerado pela divulgação de vídeos mostrando cenas de agressão física, onde uma vítima é escolhida, de forma intencional ou não, para ser agredida na rua e a […]

Ver Atividade Completa
Provocação incendiária: mediante discussões que se iniciam online e se propagam de forma rápida, usando linguagem vulgar e ofensiva; Assédio: caracterizado como sendo o envio de mensagens ofensivas, com o objetivo de insultar a vítima;

Provocação incendiária: mediante discussões que se iniciam online e se propagam de forma rápida, usando linguagem vulgar e ofensiva; Assédio: caracterizado como sendo o envio de mensagens ofensivas, com o objetivo de insultar a vítima; Difamação: o ato de difamar ou injuriar alguém mediante fofocas e rumores disseminados na Internet, visando causar dano à sua […]

Ver Atividade Completa
Etapa 02: A partir da pesquisa realizada, elabore uma proposta de intervenção com o objetivo de informar e previnir o Bullying / Cyberbullying:

Etapa 02: A partir da pesquisa realizada, elabore uma proposta de intervenção com o objetivo de informar e previnir o Bullying / Cyberbullying: Pode ser um ebook, um jogo (analógico/digital), uma oficina, etc, que atenda a proposta. O produto/projeto pode ser testado (não é obrigatório) com algum grupo de crianças/adolescentes e/ou até mesmo no local […]

Ver Atividade Completa
Etapa 01: realizar uma pesquisa teórica e redigir um texto de no máximo duas laudas (páginas) que contemple os seguintes pontos: O uso das tecnologias pelas crianças e adolescentes na atualidade; Definição de cyberbullying; Cyberbullying /crime/ legislação; Cyberbullying em contexto escolar;

DESAFIO: A partir do exposto acima e dos estudos e discussões do conteúdo da disciplina, você deve propor um projeto inovador para contribuir com os estudantes, profissionais da educação pública/privada e demais instituições da sociedade civil no combate ao bullying e cyberbullying no contexto escolar. Passo a passo: Etapa 01: realizar uma pesquisa teórica e […]

Ver Atividade Completa