Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como

Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Porém, […]

Ver Atividade Completa
b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor corporativo, por necessidade e por sucessão familiar.

b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor corporativo, por necessidade e por sucessão familiar.   c) Em até 10 linhas apresente quais são os desafios que um empreendimento por necessidade pode gerar, atuando em uma comunidade local de uma grande cidade, você pode escolher qualquer setor. ​   IMPORTANTE: *Faça […]

Ver Atividade Completa
​Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados

​Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados as modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando então que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento.   O professor Garganta (1998) […]

Ver Atividade Completa
Com base no texto, para a proposta da Atividade Mapa, vocês deverão planejar (descrever em texto e imagem) três atividades, uma direcionada para cada um dos indicadores

Com base no texto, para a proposta da Atividade Mapa, vocês deverão planejar (descrever em texto e imagem) três atividades, uma direcionada para cada um dos indicadores: “Comunicação na Ação”, “Estruturação do Espaço” e “Relação com a Bola”, respeitando a estrutura: I) Fase de jogo; II) Objetivo; III) Material; IV) Organização do espaço e da […]

Ver Atividade Completa
A partir do conhecimento adquirido com as leituras indicadas, elabore um texto dissertativo respondendo à seguinte situação problema:

2) Reflexão e Produção Textual: A partir do conhecimento adquirido com as leituras indicadas, elabore um texto dissertativo respondendo à seguinte situação problema: Você é um coordenador pedagógico em uma escola de Ensino Fundamental. Sua tarefa é ajudar na formação dos professores. Por isso, você precisa preparar uma dissertação para os professores de diversas disciplinas, […]

Ver Atividade Completa
No contexto atual da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes essenciais para garantir uma formação integral dos estudantes.

No contexto atual da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes essenciais para garantir uma formação integral dos estudantes. A Filosofia desempenha papéis fundamentais nesse processo, não apenas para professores dessa disciplina, mas para todos os educadores. A compreensão dos fundamentos filosóficos contribui para a construção de uma visão crítica e reflexiva […]

Ver Atividade Completa
Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade

Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um […]

Ver Atividade Completa
Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, em uma situação hipotética

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em um clube/escola de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você […]

Ver Atividade Completa
O planejamento pode ser entendido como a organização sistemática das etapas necessárias para atingir um objetivo, ou ainda como um processo

O planejamento pode ser entendido como a organização sistemática das etapas necessárias para atingir um objetivo, ou ainda como um processo deliberado e estruturado, voltado à obtenção dos resultados esperados, com eficiência, eficácia e efetividade, por meio da concentração estratégica de esforços e recursos. Esse processo engloba não apenas a concepção das atividades, mas também […]

Ver Atividade Completa
A comunicação é essencial, tanto nas relações profissionais quanto nas interações sociais. Antigamente, as pessoas surdas não tinham muitas

A comunicação é essencial, tanto nas relações profissionais quanto nas interações sociais. Antigamente, as pessoas surdas não tinham muitas oportunidades de conviver socialmente, eram impedidas de exercer sua cidadania, de se relacionar com os outros e de usar sua forma de comunicação. Felizmente, hoje, as pessoas surdas têm mais oportunidades de interação social. Elas podem […]

Ver Atividade Completa