ATIVIDADE 1 - PED - DIDÁTICA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - DIDÁTICA - 53_2025   No contexto educacional, as habilidades e competências são conceitos fundamentais para orientar os processos de ensino e aprendizagem, especialmente na formação de indivíduos preparados para os desafios do século XXI. Habilidades: referem-se à capacidade de realizar tarefas específicas com eficácia. Estão relacionadas ao "saber fazer", abrangendo […]

Ver Atividade Completa
MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025

MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025   A culinária é muito mais do que apenas uma maneira de alimentar o corpo; é uma expressão cultural rica em significados e tradições. No Brasil, essa riqueza culinária é resultado de uma mescla de influências de diversas culturas, sendo a africana uma das […]

Ver Atividade Completa
MAPA - PED - LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 53_2025

MAPA - PED - LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 53_2025   Como está ocorrendo o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental?   Não é uma resposta simples, mas cada região, cada cidade, cada escola tem sua proposta pedagógica e suas práticas, mas nem sempre se valoriza uma prática de ensino tendo […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 53_2025   "Será que o ensino de gramática resolve tudo?"   Muitas vezes caímos nessa reflexão: "falta gramática!", "eles precisam de gramática!". Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil?   Há muitas décadas […]

Ver Atividade Completa
MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025   Para se compreender a análise antropológica, deve-se estudar o que os antropólogos fazem: a etnografia. Praticar a etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário, desenvolver a sensibilidade para com o outro, dentre outras […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025   Para realização desta atividade, faça a leitura dos textos abaixo:  Texto 1: "A nova BNCC torna-se uma referência para a construção do currículo, tornando-se um documento norteador para a definição do que ensinar, o que queremos do nosso aluno e quais a competências […]

Ver Atividade Completa
MAPA - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

MAPA - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025   O desenho infantil é uma das formas mais autênticas de expressão da criança. Desde muito cedo, ela utiliza traços, formas e cores como uma maneira de comunicar o que pensa, sente e percebe do mundo ao seu redor. A produção gráfica da criança […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2025    Imagine o seguinte caso hipotético:   Você está participando de um projeto interdisciplinar em uma escola municipal, que visa melhorar os índices de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Durante as observações em sala de aula, você percebeu que […]

Ver Atividade Completa
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025   No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, […]

Ver Atividade Completa