Considerando o exposto, imagine-se professor(a) de uma turma do 1º ano do Ensino Médio e ao entrar em sala de aula, se depara com uma briga

Considerando o exposto, imagine-se professor(a) de uma turma do 1º ano do Ensino Médio e ao entrar em sala de aula, se depara com uma briga entre duas estudantes e percebe que ali instaurou-se uma rivalidade dividindo a turma em dois grupos. Sendo professor(a) da turma, como intervir de maneira assertiva amenizando e quem sabe […]

Ver Atividade Completa
Infelizmente, é frequente nas salas de aula acontecer vários conflitos, geradores de brigas, desavenças, inimizades e agressões verbais ou físicas.

Infelizmente, é frequente nas salas de aula acontecer vários conflitos, geradores de brigas, desavenças, inimizades e agressões verbais ou físicas. Acontece porque reconhecemos que estamos falando de um espaço onde convivem muitos indivíduos e cada um com suas particularidades, crenças e gostos. É na sala de aula que se produz esses encontros, da mesma forma […]

Ver Atividade Completa
Para aprofundar ainda mais essa discussão, assista, a seguir, à apresentação de Silvio Almeida, que vem ao encontro daquilo que estamos discutindo no que se refere aos fenômenos sociais, dentre eles, o racismo estrutural apresentado por Silvio. 

Para aprofundar ainda mais essa discussão, assista, a seguir, à apresentação de Silvio Almeida, que vem ao encontro daquilo que estamos discutindo no que se refere aos fenômenos sociais, dentre eles, o racismo estrutural apresentado por Silvio.  Após assistir ao vídeo e fazer a leitura do enunciado, suponha que você precisa preparar um vídeo explicativo […]

Ver Atividade Completa
Você já parou para pensar como o mundo terá se alterado quando você concluir sua graduação aqui na Unicesumar?  Seja pelos avanços da sociedade

Você já parou para pensar como o mundo terá se alterado quando você concluir sua graduação aqui na Unicesumar?  Seja pelos avanços da sociedade, seja por isso estar atrelado a tecnologias novas que sempre surgem, fato é que a sociedade caminha e mudanças são inevitáveis. Um fenômeno social que vem crescendo e se reestruturando é […]

Ver Atividade Completa
1) Definição de bullying e o impacto dele nas escolas. 2) Definição do fenômeno social escolhido (racismo, homofobia, machismo ou gordofobia).

Passo 1 - Roteiro: 1) Definição de bullying e o impacto dele nas escolas.  2) Definição do fenômeno social escolhido (racismo, homofobia, machismo ou gordofobia). 3) Explique como esse fenômeno está associado ao bullying e como ele aparece nas escolas e na sociedade.  4) Proponha uma possível solução para tratar esse problema nas escolas.  O […]

Ver Atividade Completa
1) Após concluir o roteiro grave seu vídeo explicando os pontos acima, sua explanação deverá conter de 3 a 5 minutos; 2) Submeta seu vídeo na plataforma do youtube na privacidade NÃO LISTADO (Veja tutorial na Sala do Café);

Passo 2 - Gravação e envio do vídeo para a plataforma YouTube: 1) Após concluir o roteiro grave seu vídeo explicando os pontos acima, sua explanação deverá conter de 3 a 5 minutos; 2) Submeta seu vídeo na plataforma do youtube na privacidade NÃO LISTADO (Veja tutorial na Sala do Café); 3) Copie e cole […]

Ver Atividade Completa
Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional.

Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional. Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere aos princípios e valores morais que orientam o comportamento e as ações de um professor em sua prática profissional. É um […]

Ver Atividade Completa
A ética docente envolve a responsabilidade em promover um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e respeitoso, onde os direitos dos alunos são protegidos e valorizados.

A ética docente envolve a responsabilidade em promover um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e respeitoso, onde os direitos dos alunos são protegidos e valorizados. Isso implica em tratá-los de forma justa e equitativa, respeitando suas individualidades, diversidades e necessidades educacionais. Além disso, a ética docente abrange a honestidade intelectual, evitando o plágio, a fraude […]

Ver Atividade Completa
Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar a percepção deles quanto à ética docente.

Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar a percepção deles quanto à ética docente. Separamos aqui um roteiro para suas entrevistas, mas fique à vontade […]

Ver Atividade Completa
1. Título: “Ética Docente”. 2. Introdução: apresente a temática, conceitue ética e relate os moldes da organização das entrevistas.

Ao finalizar suas entrevistas, você organizará as informações coletadas em um texto dissertativo argumentativo, evidenciando a “Ética Docente”. Considere: Título: “Ética Docente”. Introdução: apresente a temática, conceitue ética e relate os moldes da organização das entrevistas. Desenvolvimento: organize e compile as ideias coletadas nas entrevistas. Conclusão: argumente, com base nos dados coletados durante as entrevistas, […]

Ver Atividade Completa