Quando abordamos os Transtornos de Aprendizagem, logo pensamos que a psicopedagogia tem um papel fundamental no processo de identificação, intervenção

Quando abordamos os Transtornos de Aprendizagem, logo pensamos que a psicopedagogia tem um papel fundamental no processo de identificação, intervenção e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. O olhar clínico deve considerar aspectos cognitivos, emocionais e educacionais que influenciam o processo de aprendizagem. Com base nesse contexto, elabore um texto dissertativo, abordando sobre o […]

Ver Atividade Completa
Os Transtornos de Aprendizagem ou Distúrbio de Aprendizagem estão relacionados às dificuldades significativas na aquisição e utilização de habilidades acadêmicas básicas, como leitura, escrita, cálculo e raciocínio. Ainda, a respeito dos Transtornos de Aprendizagem é importante ressaltar que eles

Os Transtornos de Aprendizagem ou Distúrbio de Aprendizagem estão relacionados às dificuldades significativas na aquisição e utilização de habilidades acadêmicas básicas, como leitura, escrita, cálculo e raciocínio. Ainda, a respeito dos Transtornos de Aprendizagem é importante ressaltar que eles:   "Decorrem de condições orgânicas ou cognitivas específicas, ainda que possam ser agravadas por condições ambientais […]

Ver Atividade Completa
1. Você considera possível que o medicamento Histamin® prescrito para Lucas esteja contribuindo para a sonolência da criança? Justifique sua resposta.

Com base no caso clínico apresentado, responda:   Você considera possível que o medicamento Histamin® prescrito para Lucas esteja contribuindo para a sonolência da criança? Justifique sua resposta.   Pesquise sobre o medicamento Histamin® e identifique:   a) Qual é o seu princípio ativo?   b) A que classe terapêutica ele pertence?   c) Qual […]

Ver Atividade Completa
Lucas, um menino de 7 anos, cursa o 2º ano do ensino fundamental. Ele foi encaminhado para acompanhamento psicopedagógico pela escola há três meses

Analise o caso clínico a seguir: Lucas, um menino de 7 anos, cursa o 2º ano do ensino fundamental. Ele foi encaminhado para acompanhamento psicopedagógico pela escola há três meses devido a dificuldades persistentes de atenção, leitura e escrita. No início do acompanhamento, foi observado que Lucas apresentava um bom nível de inteligência, boa interação […]

Ver Atividade Completa
A medicalização tem sido um tema frequente no ambiente escolar. É fundamental que o psicopedagogo compreenda os aspectos básicos da farmacologia, uma vez

A medicalização tem sido um tema frequente no ambiente escolar. É fundamental que o psicopedagogo compreenda os aspectos básicos da farmacologia, uma vez que muitas crianças e adolescentes chegam à clínica psicopedagógica já em uso de medicações, especialmente aquelas voltadas ao tratamento de transtornos como o TDAH. Ter clareza sobre conceitos farmacológicos e saber distinguir […]

Ver Atividade Completa
No ambiente escolar, a medicalização é um processo de produção discursiva que justifica as dificuldades de aprendizagem, os comportamentos

No ambiente escolar, a medicalização é um processo de produção discursiva que justifica as dificuldades de aprendizagem, os comportamentos, ou seja, questões atinentes às situações cotidianas vividas nesse contexto, como sintomas de patologias. A identificação de problemas de aprendizagem como efeitos de um possível distúrbio, transtorno, síndrome ou deficiência influenciou significativamente na construção de um […]

Ver Atividade Completa
Passo 2 Digitalize ou fotografe o desenho e insira no formulário padrão disponível na pasta Material da Disciplina. (sem esse item a atividade será zerada, pois não será possível a avaliação do desenho).

Passo 2 Digitalize ou fotografe o desenho e insira no formulário padrão disponível na pasta Material da Disciplina. (sem esse item a atividade será zerada, pois não será possível a avaliação do desenho). VAMOS À ATIVIDADE! Agora, imagine-se psicopedagogo da escola em que essa criança estuda, você precisa realizar um relatório dando o parecer para […]

Ver Atividade Completa
Peça para uma criança de 2 a 6 anos de idade que faça um desenho em uma folha sulfite branca. Dê a ela, além da folha, lápis grafite e lápis de cores variadas.

Passo 1 Peça para uma criança de 2 a 6 anos de idade que faça um desenho em uma folha sulfite branca. Dê a ela, além da folha, lápis grafite e lápis de cores variadas. Converse com a criança e peça para que faça um desenho, neste desenho precisa aparecer a figura humana, mesmo que […]

Ver Atividade Completa
No processo de desenvolvimento infantil, o desenho é uma das formas mais espontâneas de expressão da criança. Muito antes da escrita convencional

No processo de desenvolvimento infantil, o desenho é uma das formas mais espontâneas de expressão da criança. Muito antes da escrita convencional, ela já expressa ideias, sentimentos e percepções de mundo por meio do traço, da cor e da forma. A forma como a criança desenha revela não apenas aspectos emocionais e simbólicos, mas também […]

Ver Atividade Completa
Imagine-se como o psicopedagogo que está recebendo o Lucas e com base nos conhecimentos adquiridos sobre alfabetização e letramento, elabore um texto de 10 a 15 linhas

Imagine-se como o psicopedagogo que está recebendo o Lucas e com base nos conhecimentos adquiridos sobre alfabetização e letramento, elabore um texto de 10 a 15 linhas explicando para a professora Joana sobre a importância dela criar um ambiente alfabetizador como forma de ajudar os alunos no processo de aquisição da leitura e escrita. No […]

Ver Atividade Completa