MAPA - SER - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL - 54_2025
Na carta fictícia apresentada aos estudantes, Karl Marx falou diretamente com os futuros assistentes sociais do século XXI, destacando os desafios e contradições do capitalismo. Agora, é a sua vez de assumir a autoria e escrever uma carta para os assistentes sociais de 2050, refletindo sobre a realidade atual (2025) e sobre o que espera que se transforme no futuro.
Essa atividade possibilita desenvolver uma análise crítica da realidade contemporânea, articular teoria e prática profissional e reafirmar o compromisso com o projeto ético-político do Serviço Social.
PROPOSTA DA ATIVIDADE MAPA - O QUE VOCÊ FAZER:
Elabore uma carta destinada aos assistentes sociais de 2050, no máximo 2 laudas (páginas), onde você deverá:
Apresentar-se como estudante de Serviço Social no ano de 2025.
Descrever criticamente a realidade social atual, destacando elementos como: desigualdade social, precarização do trabalho, políticas sociais e seus retrocessos, impactos da tecnologia e da globalização, novas expressões da questão social.
Estabelecer relações com os conceitos trabalhados no livro Serviço Social e Processo de Trabalho, como: trabalho como categoria fundante do ser social, alienação, mais-valia, fetichismo da mercadoria, questão social, autonomia relativa, instrumentalidade e projeto ético-político.
Projetar expectativas para 2050, apontando quais conquistas espera que a profissão e a sociedade alcancem em relação à justiça social, à democracia e à emancipação humana.
Finalizar com uma mensagem de esperança e engajamento, reforçando o papel histórico do Serviço Social.
DICAS E ORIENTAÇÕES:
Para elaborar sua carta aos assistentes sociais de 2050, você deverá realizar uma análise crítica da realidade atual (2025), relacionando-a com os conceitos estudados na disciplina.
Utilize como base o livro “Serviço Social e Processo de Trabalho”, especialmente os seguintes capítulos:
Unidade 1 – O trabalho como categoria fundante do ser social (conceitos de trabalho, alienação, mais-valia, fetichismo da mercadoria e questão social).
Unidade 2 – Serviço Social e a divisão social e técnica do trabalho (inserção do assistente social no mundo do trabalho).
Unidade 3 – Autonomia relativa, instrumentalidade e projeto ético-político (fundamentos da prática profissional e compromisso ético-político).
Unidade 4 – Desafios contemporâneos do mundo do trabalho (precarização, novas tecnologias e expressões atuais da questão social).
Você também poderá buscar apoio em materiais complementares da disciplina (aulas conceituais, artigos e fóruns de discussão) para enriquecer sua análise.
ATENÇÃO:
- Utilizar o Formulário do MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pela Professora.
- Não realizar cópias da internet ou livros.
- Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas utilizadas.
- Utilizar norma padrão ABNT.
Boa atividade!