Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - SER - CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL - 54_2025

MAPA - SER - CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL - 54_2025

Texto 1:

"O patriarcado, embora atinja de forma estrutural a sociedade, dirige suas implicações centralmente às mulheres; há, contudo, outros sujeitos que ao transgredirem o 'modelo' patriarcal do 'macho' também sofrem sua opressão. Todos eles, porém, são associados pejorativamente ao sexo feminino. Assim, ainda que haja outros sujeitos, a lógica que estrutura o patriarcado é de privilégio e dominação masculinos relacionados à subalternização e à inviabilização das mulheres e do que é associado ou considerado e identificado como feminino, é exemplo das travestis e das mulheres transexuais" (Cisne; Santos, 2018, p. 43).

 

Fonte: CISNE, M.; SANTOS, S. M. M dos. Feminismo, diversidade sexual e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018, p. 43.

 

Texto 2:

​No Dossiê de assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras de 2024, Benevides (2025), que é presidenta da Associação Nacional de Travestis e transexuais (ANTRA), afirma que há um projeto em curso que visa erradicar a população trans do Brasil. Seguindo uma direção transfóbica e conservadora, a exemplo das políticas e dos discursos adotados pela extrema-direita internacional, diferentes atores políticos brasileiros têm agido de forma a proibir a linguagem inclusiva de gênero e a invisibilizar essa população (Benevides, 2025). Um dos resultados é o alto número de assassinatos de pessoas transexuais no país. Benevides (2025) traçou o perfil das vítimas assassinadas de 2017 a 2024. O gráfico mostra o perfil das vítimas por idade.

Fonte: Benevides (2025, p. 69).

 

Fonte: BENEVIDES, B. Dossiê de assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras de 2024. Brasília: Distrito Drag; ANTRA, 2025, p. 69.

 

Questão:

O patriarcado, enquanto sistema de dominação que estrutura desigualdades de gênero, está presente nas relações sociais, institucionais e nas políticas públicas. Considerando que o projeto ético-político do Serviço Social defende os direitos humanos, a equidade de gênero, a laicidade do Estado, a democracia e o combate a todas as formas de opressão:

 

Elabore uma proposta de intervenção profissional do/a assistente social voltada para o público abordado nos textos. Sua proposta deve se basear no enfrentamento das desigualdades de gênero e da lógica patriarcal no interior de uma política pública a sua escolha (saúde, educação, assistência social, habitação, segurança pública etc.).

 

Sua proposta deve considerar:

- Qual dado trazido no gráfico merece atenção especial?

- Qual política pública será o foco da sua intervenção e por quê?

- Quais princípios do Código de Ética orientam a sua intervenção?

- Quais estratégias profissionais podem ser adotadas (ações diretas, articulações intersetoriais, trabalho coletivo, ações educativas, produção de informação, etc.)?

- Quais os possíveis desafios e limites da intervenção?

 

ATENÇÃO

O texto deve mínimo 2 laudas e no máximo 3 laudas, com utilização das normas da ABNT. Além disso, você deve:

- Utilizar o formulário padrão disponibilizado;

- Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pela Professora;

- Referenciar o Código de Ética Profissional e outros documentos científicos que achar pertinentes;

- Não realizar cópias da internet ou livros;

- Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas utilizadas.

Informação importante: Este é o seu momento de desenvolver sua aprendizagem, fortalecer o pensamento crítico e construir sua formação de maneira autêntica.

 

Referências sugeridas:

BENEVIDES, Bruna. Dossiê de assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras de 2024. Brasília: Distrito Drag; ANTRA, 2025. Disponível em: https://antrabrasil.org/wp-content/uploads/2025/01/dossie-antra-2025.pdf. Acesso em 8 ago. 2025.

CFESS. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Brasília, Rio de Janeiro: CFESS, 2011. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025. 

BRASIL. Lei n. 8.069 de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf. Acesso em: 11 abr. 2025.

SIKORSKI, D.; BERNARDO, R. C.  Ética Profissional. Maringá: Unicesumar, 2018. 

 

Atividades Relacionadas