MAPA - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2025
A Escola Municipal Amanhã Melhor, localizada em uma cidade de médio porte, enfrenta desafios importantes. Nos últimos três anos, os resultados do IDEB permaneceram estagnados, apesar do empenho da equipe pedagógica. A participação da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e do Grêmio Estudantil é baixa, e as reuniões do Conselho Escolar costumam ser pouco produtivas, limitadas a questões pontuais ou marcadas pelo desinteresse.
O diretor, defensor da gestão democrática, percebe que é necessário fortalecer a comunicação e o envolvimento da comunidade escolar, articulando os conceitos de gestão democrática, organização pedagógica da escola e uso de tecnologias na gestão escolar. Há a intenção de revisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e otimizar a utilização dos recursos financeiros, mas para que isso ocorra de forma efetiva, a participação ativa de todos os segmentos é essencial.
Nesse contexto, você foi convidado, como assessor de gestão escolar, para auxiliar a direção da Escola Amanhã Melhor a desenvolver um plano de mobilização comunitária, aproximando a gestão da comunidade e tornando a participação um processo contínuo e efetivo.
Sua Tarefa
Elabore um Plano Simplificado de Mobilização Comunitária, respondendo às etapas abaixo. Alguns exemplos ilustrativos são apresentados para orientar, mas não devem ser entendidos como respostas prontas. Siga as quantidades de linhas sugeridas para o texto permanecer objetivo:
1 – Diagnóstico e Justificativa da Necessidade (aprox. 6–8 linhas)
Utilizando os conceitos de gestão democrática e avaliação institucional (Unidades 3 e 4), descreva brevemente os principais problemas da escola, como baixa participação da comunidade ou estagnação do IDEB, e justifique por que a mobilização da comunidade é fundamental.
Exemplos: indicadores de desempenho, frequência nas reuniões, envolvimento dos colegiados.
2 – Estratégias de Comunicação e Engajamento (Pré-evento) (aprox. 6–8 linhas)
Com base nos conhecimentos sobre gestão escolar digital e comunicação transparente (Unidade 5), indique como a escola poderia mobilizar a comunidade usando recursos digitais (WhatsApp, redes sociais, formulários on-line) e meios tradicionais (avisos impressos, murais). Explique como essas estratégias podem incentivar maior participação.
Exemplos: grupo de WhatsApp da turma, aviso no portal da escola, publicação no quadro de avisos.
3 – Evento Central de Mobilização (aprox. 8–10 linhas)
Aplicando os princípios de liderança democrática e atuação dos colegiados escolares (Unidade 3), proponha um formato de encontro coletivo (assembleia, fórum, roda de conversa), apresente uma agenda básica e indique como os colegiados (APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil) poderiam participar. Explique como o gestor deve conduzir o evento de forma democrática, garantindo a voz de todos.
Exemplos: divisão em grupos de discussão, votação eletrônica para priorização de propostas, quadros para registro das ideias.
4 – Continuidade e Acompanhamento (Pós-evento) (aprox. 6–8 linhas)
Considerando a organização pedagógica da escola e o uso de tecnologias na gestão escolar (Unidades 4 e 5), indique como as decisões do evento poderiam ser registradas e incorporadas ao PPP e ao planejamento escolar. Sugira formas de manter a comunidade informada e engajada (boletins digitais, murais, reuniões periódicas) e explique a importância da prestação de contas para fortalecer a confiança da comunidade.
Exemplos: relatórios no portal da escola, murais de acompanhamento, reuniões de devolutiva com pais e professores.
Formato da Entrega: Seu Plano Detalhado de Mobilização Comunitária deve ser realizado no FORMULÁRIO PADRÃO obrigatório, disponível no Material da Disciplina.