MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025
Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que combinem um propósito didático claro com inovação tecnológica, de forma a tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e conectado à sua realidade.
Ao mesmo tempo, o uso de materiais físicos manipuláveis também desempenha um papel fundamental no ensino de Matemática. Recursos concretos, como jogos de tabuleiro, blocos lógicos, sólidos geométricos e outros materiais táteis, ajudam os alunos a construir significados a partir da experimentação e da visualização, promovendo o raciocínio lógico, a abstração e o pensamento matemático de forma mais acessível e envolvente.
No ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ainda há lacunas quanto à oferta de recursos adequados – tanto digitais quanto físicos – para muitos objetos de conhecimento. Por isso, como futuro docente de Matemática (e educador em campos interdisciplinares), você será desafiado, nessa atividade MAPA, a pensar o uso de tecnologias digitais e materiais manipuláveis como estratégias complementares, sempre com intencionalidade pedagógica, criando propostas que realmente contribuam para resolver problemas concretos de aprendizagem e promover uma compreensão significativa dos conteúdos.