MAPA - IMERSÃO PROFISSIONAL: SUSTENTABILIDADE, CONSUMO E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O MARKETI - 54_2025
Olá, estudante! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Sustentabilidade, Consumo e Novas Perspectivas para o Marketing. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Você aprenderá um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Vamos lá? Não se esqueça: em caso de dúvidas, consulte os professores mediadores.
Atividade: Greenwashing
Cada vez mais, as empresas estão preocupadas em apresentar ao mercado sua imagem sustentável. Para isso, realizam ações de Marketing Verde ou Marketing Ambiental, buscando destacar os atributos ecológicos de seus produtos. Tais ações são realizadas com o objetivo de apresentar um diferencial e um posicionamento de mercado frente a seus concorrentes e ao seu público.
No entanto, nem sempre o que é divulgado e prometido pelas organizações corresponde ao que de fato está sendo entregue ao consumidor.
Vamos a um exemplo para entender melhor esse tema. O site Meio & Mensagem (2023) aponta que casos relacionados ao Greenwashing – ou seja, a descrição e a venda de produtos por empresas com uma falsa aparência de sustentabilidade – são capazes de prejudicar a imagem de uma organização, tanto diante de seus investidores quanto de seus consumidores.
O que pode levar as organizações a praticar tais ações é a necessidade de se adaptarem aos hábitos sustentáveis de consumo atuais, bem como a falta de conhecimento mais aprofundado sobre esse tema.
Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/greenwashing. Acesso em: 23 set. 2025.
No mercado, como tais ações podem acontecer? Vamos conhecer um exemplo de Greenwashing?
A Fiat anunciou, no lançamento do Uno 2017, o uso de “pneu superverde”. No entanto, após análise do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), o produto não conseguiu comprovar suas vantagens nem sua relação com os pneus “verdes”, que já são amplamente utilizados na indústria com o objetivo de reduzir o consumo de combustível e aumentar a durabilidade.
Fonte: https://autoesporte.globo.com/videos/noticia/2017/04/chevrolet-fiat-e-ford-mudam-anuncios-apos-denuncias-de-maquiagem-ecologica.ghtml. Acesso em: 23 set. 2025.
Embora o pneu seja fabricado pela Pirelli, o apelido foi dado pela montadora. A ação de comunicação foi corrigida e considerada Greenwashing.
Agora é a sua vez de pensar no Greenwashing que vem sendo realizado no mercado. Vamos começar? Para realizar a atividade MAPA, responda às questões a seguir. Lembre-se de usar o formulário-padrão da atividade que está disponível para você.
1) Antes de iniciar qualquer estudo sobre a ação da sustentabilidade dentro do marketing, é preciso compreender alguns conceitos. Assim, com base no conteúdo e material estudado na disciplina, elabore um texto entre 7 e 10 linhas explicando o conceito de Sustentabilidade e Greenwashing.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu! Elabore uma pesquisa e encontre uma ação de comunicação que tenha sido considerada Greenwashing.
Utilize as informações que coletou e preencha a tabela a seguir:
Observação: não esqueça de citar as fontes da pesquisa.
Empresa/Marca |
(Apresente, brevemente, a ação de comunicação – produto, marca, o que está sendo vendido, público). Elabore um texto entre 4 e 7 linhas.
|
Ação |
(Apresente uma ou mais imagens da ação – prints, fotos e/ou links de vídeos. Não se esqueça de citar a fonte).
|
3) Realize uma análise da ação escolhida, explicando, com base no conteúdo estudado, por que se encaixa em uma atividade de Greenwashing. Faça uma relação entre o conteúdo estudado com a ação que você escolheu na questão anterior. Caso necessário, realize uma pesquisa em outras referências, e não se esqueça de citar a fonte. Sua análise deve ser apresentada em um texto entre 7 e 15 linhas.