MAPA - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025
Participar do comércio internacional é uma excelente opção para empreendedores que desejam alargar o horizonte do negócio. Mas é preciso encontrar os caminhos que facilitam o acesso aos mercados e, além disso, fixar estratégias adequadas de comercialização para exportação dos produtos. Neste sentido, a escolha dos canais de distribuição é um passo decisivo para atingir os objetivos alinhados.
Na rotina das operações do comércio mundial, existem companhias que exercem papéis diferenciados. Micros e pequenas empresas podem se valer da ajuda desses parceiros para promover relações ágeis e confiáveis em seus movimentos de exportação. A vantagem é que essas tradings conectam compradores e vendedores de países distintos, trabalhando para reduzir entraves na concretização dos negócios. Afora isso, os canais e agentes de distribuição podem auxiliar na elaboração de estratégias de marketing internacional.
Os benefícios de uma parceria bem escolhida
As vantagens de contar com canais eficientes de distribuição para exportação são inúmeras. As companhias parceiras podem buscar planos de ações para reduzir impostos e acelerar prazos de entregas. Ou facilitar a entrada de produtos, ou serviços nacionais em diversos países, auxiliando na adequação desses produtos aos mercados internacionais. Há quem ajude a visualizar oportunidades potenciais em novos mercados ou promover uma ação mais competitiva nos mercados já conhecidos.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/canais-de-distribuicao-abrem-horizontes-no-mercado-global,f7d52f8f340c5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 14 de agosto de 2025.
O gestor profissional necessita planejar e tomar decisões sobre os canais de distribuição. A busca estratégica pelos melhores canais é um dos grandes desafios na operação de um negócio.
Surge então a oportunidade em nossa disciplina de Gestão de Canais de Distribuição para compreender os diferentes tipos de canais de distribuição, por exemplo, o canal de venda direta e o de venda indireta. Isso trará mais significado para a sua formação.
Bom, e que tal experimentar e conhecer um exemplo sobre a escolha dos canais de distribuição?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=KYOXdZcnG4E
Gostaria de levar você a uma reflexão. Reflita sobre os tipos de canais de distribuição (direto e indireto) que você já conhece, utiliza ou ouviu falar. Faça essa reflexão e suas anotações, isso será importante na condução de sua atividade mapa.
No nosso próprio livro didático de Canais de Distribuição você encontra suas definições.
“Canal direto ocorre quando o fabricante é também o próprio distribuidor, sem a presença de intermediários no processo. Esse tipo de canal é comum em situações como a de feirantes que produzem e vendem seus próprios produtos, vendas porta a porta ou comercialização por meio de catálogos.
Canal indireto, por sua vez, acontece quando o fabricante transfere a responsabilidade pela distribuição dos produtos para intermediários. Nesse modelo, podem ocorrer vendas no atacado — envolvendo distribuidores, representantes, brokers, entre outros — ou vendas no varejo, como em mercearias, padarias, supermercados e hipermercados”.
Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2022, p. 20.
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação. Nesta atividade mapa você será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre canais de distribuição. E essa experiência será voltada para os tipos de canais de distribuição. Para atingir o seu objetivo você deverá escolher uma empresa (que você conheça, que você encontre na internet ou não). Após a escolha, você deverá:
1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.
2) Descrever quais são os canais de distribuição adotados pela empresa.
3) Explicar como esses canais de distribuição acontecem (quem são os atores presentes, qual o fluxo de venda).
4) Descrever se há outro tipo de canal de distribuição mais adequado que você propõe. Justifique a sua resposta.
Orientações importantes:
- Assista ao vídeo explicativo, disponível na pasta "Material da disciplina".
- Caso faça uso de fontes como livros, internet, revistas e artigos, informe-as nas Referências ao final de seu texto.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bons estudos!