MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - 54_2025
Você está trabalhando em uma empresa que está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de contas bancárias. Seu líder de equipe pediu que você implementasse a primeira versão da classe ContaBancaria, utilizando os princípios de encapsulamento e aplicando corretamente os modificadores de acesso do Java.
Seu desafio é garantir que os atributos da conta (como saldo e titular) sejam protegidos contra alterações indevidas e que somente métodos específicos possam acessar ou modificar esses dados de forma segura.
(elaborado pelo autor)
Questão 1:
Crie uma classe chamada ContaBancaria com os seguintes atributos:
titular (String)
numeroConta (int)
saldo (double)
Aplique os modificadores de acesso adequados para garantir o encapsulamento dos dados.
Implemente métodos públicos para:
Consultar o saldo (método getSaldo)
Depositar um valor (método depositar)
Sacar um valor (método sacar, com verificação de saldo suficiente)
No método main, crie uma instância da classe ContaBancaria, faça um depósito e um saque, e imprima o saldo final.
Questão 2:
Por fim, responda:
Qual a importância do encapsulamento na segurança e manutenção do código?
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.
- A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem pelo Fale com o Mediador!
Referências:
DEITEL, P. J. Java: como programar. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
FLANAGAN, D. Java: o guia essencial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MANZANO, J. A. N. G. Java 7 programação de computadores: guia prático de introdução, orientação e desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2011.
SCHILDT, H. Programação com Java. São Paulo: Mcgraw Hill Education, 2014.