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MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - 54_2025

MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - 54_2025

 

Você está trabalhando em uma empresa que está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de contas bancárias. Seu líder de equipe pediu que você implementasse a primeira versão da classe ContaBancaria, utilizando os princípios de encapsulamento e aplicando corretamente os modificadores de acesso do Java.

 

 

 

Seu desafio é garantir que os atributos da conta (como saldo e titular) sejam protegidos contra alterações indevidas e que somente métodos específicos possam acessar ou modificar esses dados de forma segura.

             (elaborado pelo autor)

 

 

Questão 1:

 

Crie uma classe chamada ContaBancaria com os seguintes atributos:

 

titular (String)

 

numeroConta (int)

 

saldo (double)

 

 

 

Aplique os modificadores de acesso adequados para garantir o encapsulamento dos dados.

 

 

 

Implemente métodos públicos para:

 

Consultar o saldo (método getSaldo)

 

Depositar um valor (método depositar)

 

Sacar um valor (método sacar, com verificação de saldo suficiente)

 

 

 

No método main, crie uma instância da classe ContaBancaria, faça um depósito e um saque, e imprima o saldo final.

 

 

 

Questão 2:

 

Por fim, responda:

 

Qual a importância do encapsulamento na segurança e manutenção do código?

 

IMPORTANTE:

 

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.

 

  1. Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.

 

  1. A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.

 

  1. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

 

  1. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

 

  1. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

  1. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

  1. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

 

  1. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem pelo Fale com o Mediador!

 

 Referências:

 

 

 

DEITEL, P. J. Java: como programar. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

 

FLANAGAN, D. Java: o guia essencial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

 

MANZANO, J. A. N. G. Java 7 programação de computadores: guia prático de introdução, orientação e desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2011.

 

SCHILDT, H. Programação com Java. São Paulo: Mcgraw Hill Education, 2014.

 

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