MAPA - CÁLCULO I - 54_2025
A interdisciplinaridade no ensino da Matemática é fundamental para tornar a aprendizagem mais significativa. Ao estabelecer conexões entre conteúdos matemáticos e outras áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia, Geografia e Economia, o professor amplia a compreensão dos alunos e mostra a aplicabilidade real da disciplina. Você como professor de Matemática tem papel fundamental nesse processo mostrando que essa interdisciplinaridade faz muita diferença e abre horizontes na vida do estudante. Esse movimento rompe com a visão fragmentada do saber, permitindo que o estudante perceba o conhecimento como um todo integrado. Além disso, favorece a motivação, pois os estudantes conseguem relacionar o que aprendem em sala com situações do cotidiano e de outras disciplinas. A prática interdisciplinar estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos. Para a formação de futuros professores, como no caso da Licenciatura em Matemática, a interdisciplinaridade também é essencial, já que contribui para uma atuação pedagógica mais rica, contextualizada e alinhada às demandas da sociedade atual. Com base nesse princípio apresentamos o nosso MAPA.
Elabore um relatório escrito (de 3 a 5 páginas) contendo as seguintes partes:
- Introdução
Apresente, em poucas linhas, o que são derivadas e qual sua importância na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
- Escolha de um Contexto Aplicado
O estudante deverá escolher um tema real em que o conceito de derivada possa ser aplicado. Exemplos:
- Crescimento populacional (Biologia).
- Movimento de um objeto (Física).
- Lucro máximo ou custo mínimo (Economia).
- Problemas de otimização (Engenharia/Arquitetura).
- Variação de temperatura (Climatologia).
- Modelagem Matemática
Apresente um problema e a função matemática relacionada ao contexto.
Calcule a derivada e interprete seu significado dentro da situação escolhida.
Se possível, mostre pontos de máximo, mínimo ou intervalos de crescimento/decrescimento. Se não for possível calcular, deverá justificar.
- Parte Visual (Obrigatória)
Inclua um gráfico da função (feito no GeoGebra, Excel ou outro software).
- Reflexão Didática
Explique como você ensinaria esse conceito para alunos da Educação Básica.
Sugira uma atividade simples que um professor poderia aplicar em sala de aula sobre derivadas, não necessariamente a derivada, mas um resultado que foi gerado por ela.
- Conclusão
Retome a importância das derivadas no exemplo escolhido.
Comente como esse tipo de aplicação ajuda a valorizar a Matemática no dia a dia.
ATENÇÃO!
Para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:
- Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade.
- No material da disciplina encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.
- Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12. Não se esqueça de apresentar todos os cálculos realizados (apenas fotografia dos cálculos manuais NÃO serão aceitas!).
- Não serão consideradas respostas sem justificativa.
- Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão “Selecionar Arquivo”.
- Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão responder e, posteriormente, em finalizar questionário (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).