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    01/05/2025
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    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

MAPA - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

 

Para iniciarmos, leia atentamente o trecho a seguir:

Quando uma organização deseja inovar em seus produtos ou serviços, muitas vezes não é necessário criar algo totalmente novo, mas sim repensar, modificar ou combinar elementos já existentes. Para isso, a ferramenta SCAMPER pode ser utilizada como estímulo à criatividade. SCAMPER é um acrônimo que representa sete técnicas para explorar melhorias em um produto: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar e Reorganizar. Essa abordagem permite que gestores e equipes repensem soluções já conhecidas, identifiquem novas utilidades e proponham inovações capazes de agregar valor para os clientes.

Fonte: MIYATAKE, A. K.; IBA, F. L. Abordagens inovadoras em administração. Maringá: Unicesumar, 2021.

Estudo de caso

Considere como base de análise uma garrafa plástica reutilizável (squeeze), um produto bastante comum no dia a dia das pessoas, utilizado para transportar água ou outras bebidas. Ainda que seu uso pareça óbvio, diferentes grupos de pessoas podem empregar o produto de formas variadas, dependendo de suas necessidades (academia, escritório, escola, esportes ao ar livre, viagens etc.).

Para realizar a atividade, siga o passo a passo:

  1. a) Escolha três pessoas (não podem ser esportistas profissionais) que utilizam o produto citado. Pergunte como usam a garrafa plástica em sua rotina. Anote e descreva os usos relatados.
  2. b) Aplique as sete técnicas do SCAMPER ao produto analisado, gerando ideias de inovação (por exemplo: substituir o material, combinar com outro acessório, adaptar para diferentes públicos etc.).
  3. c) Das ideias geradas, escolha duas que considere mais viáveis para aplicação no mercado e justifique sua escolha.
  4. d) Compare as duas ideias escolhidas com um produto concorrente ou substituto, explicando as diferenças e vantagens competitivas.
  5. e) Elabore uma proposta de campanha publicitária ou experiência de consumo que evidencie os benefícios das inovações apresentadas.
  6. f) Sugira uma estratégia para aumentar a atratividade do produto e gerar novas vendas, considerando o perfil dos clientes.

Orientações gerais:

Utilize o formulário padrão disponível no ícone Material da Disciplina para registrar sua atividade.

Após anexar o arquivo, clique em Responder e em seguida em Finalizar Questionário (após finalizar, não será possível reenviar ou editar o arquivo).

Atividades entregues fora do prazo não serão aceitas.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale com o mediador.

 

ATENÇÃO, ESTUDANTE:

- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- Não esqueça de utilizar as citações e referências de modo correto. Em Material da disciplina há um arquivo com normas para realização de citações e referências.

- Qualquer dúvida entre em contato com a mediação.

Bom trabalho!

 

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