ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025
No artigo “Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar”, Ricardo (2007) aponta que o ensino de Ciências, em muitos casos, restringe-se a informações ilustrativas e fragmentadas, sem promover a reflexão crítica e a articulação com a vida cotidiana dos estudantes. Esse distanciamento acaba dificultando a compreensão do papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente.
Considerando esse desafio, como a utilização de metodologias ativas (como debates, projetos e jogos didáticos) pode contribuir para superar esse obstáculo dentro da perspectiva CTSA, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos?
RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 3, p. 383-398, 2007.
ATENÇÃO:
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- Assista a explicação dessa atividade na SALA DO CAFÉ >> VÍDEOS EXTRAS.
- Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre estas Normas de citação e referência.
- Após responder essa atividade, clique em finalizar.