Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

 

O avanço das tecnologias digitais e a disseminação massiva de informações (e desinformações) têm impactado diretamente o ensino e a aprendizagem da História. Em um contexto marcado pelas redes sociais, pela circulação de fake news e pela multiplicidade de narrativas sobre o passado e o presente, o professor precisa assumir o papel de mediador crítico, incentivando a análise de fontes históricas confiáveis e a construção de interpretações fundamentadas.

Segundo Bittencourt (2004), compreender a História como disciplina significa reconhecê-la não apenas como transmissão de conteúdos, mas como um processo dinâmico de produção do conhecimento. Dessa forma, cabe ao futuro pedagogo refletir sobre como as metodologias do ensino de História podem dialogar com a atualidade digital, favorecendo o pensamento crítico, a cidadania e o combate às narrativas distorcidas.

Elabore um texto dissertativo-argumentativo (mínimo 15 linhas, máximo 30 linhas), discutindo:

- A importância da História no desenvolvimento do pensamento crítico frente às informações digitais e fake news.

- Como as metodologias de ensino de História podem contribuir para que os alunos se tornem sujeitos ativos na interpretação das fontes históricas.

- Apresente estratégias pedagógicas atuais que podem ser aplicadas em sala de aula (ex.: análise de memes históricos, debates sobre notícias, comparação entre fontes digitais e documentos históricos).
 

Orientações:

 

​- Assista ao vídeo explicativo do professor disponível na Sala do Café.​

- Utilize argumentos fundamentados no livro Metodologia do Ensino de História (ARANTES; AFIUNE; MANESCO, 2024) e em leituras complementares indicadas.

- Seu texto deverá ser escrito em linguagem formal e acadêmica.

- Revise ortografia, coesão e coerência antes do envio.

- O envio será aceito somente pelo campo específico no ambiente da disciplina.

- Após finalizado, não será possível alterar a resposta enviada.

 

Atividades Relacionadas