Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO - 53_2025

 

A Unidade I do seu material de estudos enfatiza que ler e escrever são práticas sociais e cognitivas interdependentes, com profundas raízes culturais, históricas e comunicativas. Segundo Paulo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, ressaltando que toda leitura e escrita envolve uma compreensão do contexto e das experiências sociais do sujeito.

Autores como Ingedore Koch (2003), Frank Smith (1999) e João W. Geraldi (1997) também destacam que o texto não é um artefato fechado, mas um processo interacional que envolve sentido, intenção e interlocução. Por isso, a leitura e a escrita devem ser ensinadas em sua função social, promovendo o protagonismo do aluno como sujeito-leitor e autor de sua própria história.

 

Questão para desenvolver

Com base nas reflexões da Unidade I do material Produção Textual I – Estratégias de Produção, explique como a leitura e a escrita podem ser trabalhadas de forma significativa na Educação Básica, respeitando sua função social e comunicativa.

 

O seu texto deve ser dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas, e deve conter:

  1. Defina o que é texto e qual sua função comunicativa e social segundo autores como Geraldi, Koch e Freire.
  2. Explique por que ensinar a leitura e a escrita exige mais do que decodificar palavras.
  3. Comente o papel do conhecimento prévio, da leitura de mundo e das práticas sociais na formação de leitores e escritores.
  4. Dê exemplos de práticas pedagógicas que valorizem o uso social da linguagem em sala de aula (como rodas de leitura, produção de gêneros reais, projetos interdisciplinares etc.).
  5. Utilize citações do material e dos autores indicados para embasar sua argumentação.
Atividades Relacionadas