ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LITERATURA E ENSINO - 54_2025
"A literatura não é um adorno cultural, mas uma forma de conhecimento tão vital quanto a ciência ou a filosofia. Ela nos permite acessar experiências humanas fundamentais, exercitar a empatia e compreender o mundo por meio da linguagem simbólica e estética" (Candido, 2004, p. 181).
Fonte: CANDIDO, A. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 181.
O ensino de literatura na Educação Básica frequentemente reduz-se à memorização de escolas literárias, biografias de autores e características formais, distanciando-se do potencial transformador da experiência literária. No entanto, a literatura pode ser um espaço de diálogo, reflexão crítica e construção de sentidos, desde que abordada como prática viva e significativa. Discutir seu papel no ensino implica refletir sobre como conectar textos literários à vida dos estudantes, valorizando sua função estética, ética e política.
Com base na leitura do texto teórico e no material de apoio sugerido, redija um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, em linguagem acadêmica, respondendo à seguinte pergunta: “Como a literatura pode ser trabalhada na escola de modo a formar leitores críticos e sensíveis, e não apenas reprodutores de informações sobre autores e obras?”
Inclua pelo menos uma citação de autoridade no campo (teórico ou documento oficial) e referencie adequadamente.
Bons estudos!
MATERIAL DE APOIO: Artigo "O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário", por Renata Junqueira de Souza e Rildo Cosson: Disponível:
https://www.scielo.br/j/er/a/ZX6G6Svd8PnwTR7YGcGHZnq/?format=html&lang=pt