Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: DOCUMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO: PGR, OSS, CAT, PET APLICAÇÃO PRÁTICA - 54_2025

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: DOCUMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO: PGR, OSS, CAT, PET APLICAÇÃO PRÁTICA - 54_2025

 

A Proteção Respiratória é um conjunto de medidas e normas que servem para garantir a proteção das vias respiratórias dos trabalhadores. O intuito é unicamente evitar que eles contraiam algum tipo de vírus ou bactérias ou, ainda, sejam contaminados por substâncias presentes na atmosfera do ambiente. Tudo começa com a análise de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Se neste momento forem constatados riscos respiratórios, então haverá a necessidade de implementação da Proteção Respiratória.

A eliminação total ou atenuação dos riscos respiratórios presentes no ambiente de trabalho se dá através das medidas de controle de risco que serão aplicadas tanto no próprio risco, no ambiente de trabalho e no trabalhador.

No caso de aplicar as medidas diretamente no receptor de risco, ou seja, no trabalhador, é que entram os EPIs. Os Equipamentos de Proteção Individual são essenciais para garantir a proteção dos trabalhadores.

Os EPIs para Proteção Respiratória baseiam-se basicamente nos Respiradores. Mas como existem diversos tipos de risco, então existem diversos tipos de respiradores, com eficácias e níveis de penetração diferentes. Os EPIs são: respirador facial; respirador semifacial; respirador 1/4 facial; respirador descartável

Quanto aos filtros respiratórios, os tipos existentes são: filtro mecânico: capaz de filtrar partículas de poeiras, névoas, fumos; filtro químico: protege contra gases e vapores tóxicos; filtro combinado: combinação dos dois filtros anteriores.

 

Fonte: https://prometalepis.com.br/programa-de-protecao-respiratoria-ppr/. Acesso em: 1 set. 2025.

 

Leia o Estudo de Caso:

 

Considerando um trabalhador que realiza trabalhos em uma marmoraria, embora vital para a indústria da construção e design, expõe os trabalhadores a um risco ocupacional significativo e frequentemente subestimado, este risco é a poeira de sílica cristalina respirável. O processamento de materiais como granito, quartzo e mármore libera essa poeira fina, cujas partículas são pequenas o suficiente para penetrar profundamente no trato respiratório.

Durante o corte, polimento e outras atividades de processamento em uma marmoraria, partículas finas da poeira de sílica são liberadas no ar, a inalação dessa poeira, principalmente as partículas mais finas é o principal fator de risco. Quando inalada, essa poeira se aloja nos pulmões, o corpo reage tentando expelir ela, mas as partículas podem causar inflamação e a formar um tecido cicatricial, causando uma doença chamada silicose.

Dessa forma, foi contratado um profissional da segurança do trabalho para avaliar o ambiente da marmoraria, para analisar qual tipo de respirador seria o mais indicado, para neutralizar o agente e dessa forma evitar que o trabalhador desencadeasse a silicose.

O profissional de segurança realizou uma análise de poeira de sílica e encaminhou para o laboratório e obteve-se o seguinte resultado: %sílica cristalizada = 0,2%, obteve-se um limite de tolerância de poeira total calculado de 7,5mg/m3. E a concentração da poeira total no ambiente é de 9,0 mg/m3.

Com base no estudo de caso apresentado, sua tarefa nesta atividade de estudo é elaborar um texto, com no máximo 25 linhas contendo as seguintes informações.

- Calcular o Fator de Proteção Mínimo Requerido (FPMR) para o caso apresentado, não esqueça de detalhar como realizou esse cálculo.

 

- Baseado no Fator de Proteção Mínimo Requerido (FPMR), escolher o Fator de Proteção Atribuído (FPA), para a neutralização do agente químico – sílica, conforme PPR da Fundacentro, Quadro 1, explicando sua decisão.

 

- A partir do valor do Fator de Proteção Atribuído (FPA) indicar o tipo de respirador conforme Programa de Proteção Respiratória (PPR) da Fundacentro, Quadro 1.

 

- Apresente sua opinião sobre a necessidade da elaboração do PPR conforme a Fundacentro recomenda.

 

Bons estudos!

 

Atividades Relacionadas