ATIVIDADE 1 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2025
Para a BNCC, na educação infantil, as interações e a brincadeira são consideradas os eixos estruturantes das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de garantir-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Dessa forma, as demandas curriculares para a educação de zero a cinco anos são organizadas com base em cinco campos de experiências, sendo eles, 1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e movimentos; 3. Traços, sons, cores e formas; 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; e 5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Esses campos de experiências, constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural (SILVEIRA, 2022).
SILVEIRA, Juliano. Educação física, educação infantil e BNCC: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares. In: Revista Pensar a Prática. V25, 2022.
Diante disso, realize a leitura do artigo intitulado de “Educação física, educação infantil e BNCC: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares” disponível em MATERIAL DA DISCIPLINA.
Após a leitura e baseado nesse material responda: Tomando como base todos os cincos campos de experiências (1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e movimentos; 3. Traços, sons, cores e formas; 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; e 5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações), como a Educação Física poderia desenvolver ações pedagógicas contemplando seus elementos, visando uma coerência com as demandas curriculares específicas da educação infantil?