ATIVIDADE 1 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025
O Nubank surgiu em São Paulo em 2013, quando três empreendedores decidiram enfrentar um problema bastante comum no Brasil: bancos cobrando tarifas altas e impondo processos cheios de burocracia. Um ano depois, em 2014, eles lançaram o primeiro produto da empresa, um cartão de crédito internacional sem anuidade, que podia ser controlado inteiramente pelo aplicativo do celular. De acordo com o relatório The Rise of Nubank: Changing Latin American Finance (Quartr, 2024), essa iniciativa conquistou rapidamente milhões de pessoas insatisfeitas com os bancos tradicionais e abriu espaço para que a fintech crescesse e diversificasse seus serviços.
Fonte: https://quartr.com/insights/company-research/the-rise-of-nubank-changing-latin-american-finance. Acesso em: 02 set. 2025.
A ferramenta Canvas da Proposta de Valor ajuda empresas a refletirem sobre o que realmente importa para seus clientes: quais são suas dores, quais benefícios esperam e de que forma a solução oferecida pode atender a essas necessidades.
Com base nesse conceito, explique de que maneira o Nubank construiu sua proposta de valor para o mercado brasileiro. Em sua resposta, destaque as dores e ganhos percebidos pelos clientes, mostre como o Canvas da Proposta de Valor pode ser aplicado ao caso e discuta de que forma a inovação do modelo de negócio contribuiu para a rápida consolidação da fintech no setor financeiro.