CONTEXTUALIZAÇÃO
A química orgânica é uma das áreas da química que estuda a estrutura, as propriedades e as interações de compostos formados por ligações covalentes entre átomos de carbono. Para melhor compreender o seu comportamento, podem ser investigadas as propriedades físicas e químicas, bem como a sua reatividade química. A análise qualitativa é uma poderosa ferramenta utilizada para identificar e caracterizar compostos orgânicos.
O grupo dos ácidos carboxílicos, ocorrem naturalmente em diferentes ciclos e processos, podendo ser produzidos em laboratório ou em larga escala a partir de reações de oxidação de aldeídos, álcoois primários e hidrocarbonetos, clivagem oxidativa de olefinas, desidrogenação catalisada por base de álcoois ou por meio da hidrólise de nitrilas, ésteres ou amidas.
Já o grupo dos compostos aromáticos, são essenciais na indústria. São produzidas toneladas de compostos aromáticos no mundo, de modo a compor importantes produtos químicos e polímeros, como poliéster e náilon. Para verificar a presença de anéis aromáticos, pode ser usado o teste de chama, bem como o teste com formol e ácido sulfúrico.