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  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2025

MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2025

 

Nesta atividade, você construirá um Sistema de Biblioteca em Java, executado em console, com foco em Programação Orientada a Objetos e estruturas de controle. O objetivo é demonstrar seu domínio de modelagem, encapsulamento, herança e classes/métodos abstratos, além de boas práticas de código, mensagens ao usuário e tratamento de erros. A seguir, você encontrará os requisitos funcionais e o modelo de domínio a serem implementados.

Fonte: Elaborado pelo professor,2025.

Implemente, em Java, um Sistema de Biblioteca executado em console que permita cadastrar, alterar, pesquisar e excluir livros, além de registrar empréstimos e devoluções. A aplicação deve empregar Orientação a Objetos (atributos, visibilidade, métodos, classes/objetos, herança, encapsulamento, métodos estáticos, polimorfismo, classes/métodos abstratos) e estruturas de controle (menu, fluxo condicional, laços contados e variações).

1) Requisitos Funcionais (menu e operações)

Implemente um menu em loop até que o usuário escolha “Sair” ou alguma opção semelhante, com as opções:

Cadastrar livro

Alterar livro (por ID ou ISBN)

Pesquisar livro (por título/autor/ISBN)

Excluir livro

Listar acervo

Emprestar livro

Devolver livro

Sair

O cadastro deve ser armazenado em List<Livro> em memória.

Para realizar o empréstimo não há uma forma definida a ser seguida, o desenvolvedor pode criar um List de Empréstimos ou outra forma que desejar, mas deve registrar a situação do livro e não permitir um novo empréstimo sem que a devolução seja realizada.

Em Relatórios, ofereça:

“Livros disponíveis”

“Livros emprestados”

2) Modelo de Domínio (OO – Parte I e II)

2.1 Classe básicas

Livro (classe)

Atributos (privados): id (Long), isbn (String), titulo (String), autor (String), ano (int), categoria (String)

Visibilidade/métodos: getters/setters; toString(); validações no setter (ex.: ano positivo; isbn não vazio).

2.2 Herança, classes/métodos abstratos

ItemBiblioteca (classe abstrata)

Atributos comuns (ex.: id, título);

Livro estende ItemBiblioteca e implementa calcularMulta (ex.: R$ 1,50 por dia).

Orientações:

- O código deve ser desenvolvido em Java na IDE de sua preferência e, ao final, copiado e colado no template da atividade MAPA disponibilizado no material da disciplina. Somente o template preenchido deve ser enviado na plataforma, não os arquivos .java separados.

 

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