Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - TOC - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 54_2025

ATIVIDADE 1 - TOC - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 54_2025

 

​O serviço do Terapeuta Ocupacional na área da Tecnologia Assistiva deverá atuar realizando a avaliação; a seleção do recurso mais apropriado a cada caso; o ensino do usuário sobre a utilização de seu recurso; o acompanhamento durante a implementação da TA no contexto de vida real; as reavaliações e ajustes no processo. Também é atribuição deste prestador de serviço conhecer e orientar o usuário quanto ao acesso público e particular aos recursos de TA. (Rita Bersch, 2017) www.assistiva.com.br

Rita Bersch, 2017 lembra ainda que; o serviço de TA poderá agregar profissionais de distintas formações como os educadores, engenheiros, arquitetos, designers, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros. A equipe de profissionais envolvidos e a coordenação do serviço de TA poderá variar, a depender da característica deste serviço, da modalidade de TA que se propõe a orientar e colocar em prática e do local onde está inserido.

Bersch lembra que todo o trabalho desenvolvido em um serviço de TA deverá envolver diretamente o usuário e terá como base o conhecimento de seu contexto de vida, a valorização de suas intenções e necessidades funcionais pessoais, bem como a identificação de suas habilidades atuais.

 

Pois bem: imagine que você está trabalhando num centro de reabilitação física e ortopédica e recebe 2 pacientes para iniciar o acompanhamento.

 

O 1º paciente é um jovem de 28 anos (F), estudante de medicina que sofreu um acidente de carro e teve sua perna direita amputada na altura de terço médio de fêmur e um traumatismo craniano. O mesmo encontra-se muito abatido pois tem o sonho de finalizar sua faculdade e trabalhar na área. Porém, trata-se de um paciente que dá um valor imenso as aparências e não consegue mais se ver como profissional. Tendo perdido a marcha, o jovem também passou a depender de terceiros para realizar quase todas as AVDS, tal qual fazer uso do banheiro, escovar os dentes e tomar banho. Apesar dos médicos não terem identificado nenhuma lesão significativa na área do traumatismo craniano.

 

O 2º paciente é um senhor (P) de 65 anos, obeso, aposentado, porém muito influente no seu bairro, onde organiza grupos de jovens para serem rede de apoio a mães solo e a idosos sozinhos. Senhor P sofreu um acidente de carro e também teve a perna direita amputada em terço superior de fêmur num acidente e também sofreu um traumatismo craniano. O paciente chega na clínica solicitando com urgência um meio de locomoção para que possa retomar suas atividades, porém em casa o mesmo já retomou a quase todas as atividades de vida diária fazendo uso de uma cadeira de apoio sempre que lhe for necessário e ainda com pequenas dificuldades no processo de atividades que dependem de habilidades manuais.

 

Com base nas informações dadas sobre cada paciente, responda as questões a seguir:

1- Que profissionais você chamaria para compor sua equipe de trabalho com estes dois pacientes?​

2- Que aspectos pessoais de cada sujeito você levaria em conta para pensar no melhor recurso de Tecnologia Assistiva?​

​3- Considerando o quadro descrito e os interesses de cada paciente, qual o principal recurso de tecnologia assistiva você sugere para cada um?

​4- Em ambos os casos, que estratégia de atendimento você criaria para garantir o treinamento do uso dos recursos?

Atividades Relacionadas