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  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2025

MAPA - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2025

 

DESVENDANDO AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DO BRASIL

A Sociolinguística é o ramo da Linguística que estuda a língua em uso, considerando identidades de grupos, atitudes linguísticas e variedades sociais e regionais. Para essa perspectiva, a língua é heterogênea, múltipla e variável, sempre em transformação. No âmbito escolar, cabe ao professor respeitar e valorizar as peculiaridades linguísticas dos alunos e, ao mesmo tempo, mediar o acesso às variedades de maior prestígio social, sem incorrer em preconceito linguístico.

Referências de apoio
ALKMIM, T. M. “Sociolinguística”. In: Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2012.
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2013.
SILVA, Vera Lucia da. Linguística II. Maringá: UniCesumar, 2020. Reimp. 2023. (Unidade 2).

Desenvolvimento da atividade
Você deverá elaborar um esboço de material didático de duas páginas destinado a alunos do Ensino Fundamental, que apresente de forma simples e acessível:

Página 1: Breve introdução sobre a importância do conhecimento das variações linguísticas, seguida de exemplos dos quatro tipos de variação no português do Brasil:
Regional (diatópica)
Social e etária (diastrática)
Situacional (diafásica)
Histórica (diacrônica)

Página 2: Exercícios ou atividades simples que permitam aos alunos identificar e refletir sobre as variações linguísticas, reforçando a ideia de respeito à diversidade e adequação ao contexto.

Orientações
Estude a Unidade 2 do livro-base (concepção sociolinguística de língua; preconceito linguístico; variação e mudança; norma e prestígio; tipologias).
Produza o material em linguagem acessível para crianças, evitando julgamentos de “certo/errado”.
Inclua elementos visuais básicos (mapa, balões de fala, comparações), se desejar.
O material pode ser elaborado em Word, PowerPoint, Canva ou ferramenta similar e salvo em PDF.

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