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ATIVIDADE 1 - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2025

ATIVIDADE 1 - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2025

 

ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO, IDEOLOGIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

A Análise do Discurso (AD), especialmente na perspectiva francesa desenvolvida por Michel Pêcheux e difundida no Brasil por Eni Orlandi, entende que o sentido não é fixo nem está apenas no texto, mas se constrói nas condições concretas de produção e nas relações históricas, sociais e ideológicas.

O sujeito é concebido como histórico e ideologicamente constituído, atravessado por formações discursivas que definem o que pode dizer e como pode dizer. Nesse quadro, o discurso é visto como lugar de disputa de sentidos, em que a ideologia atua para naturalizar interpretações e silenciar outras.

Segundo Orlandi (2009), “o discurso é efeito de sentidos entre interlocutores situados histórica e ideologicamente”, o que implica que o texto não pode ser separado do contexto. Pêcheux (2009) reforça essa perspectiva ao afirmar que a ideologia “interpela os indivíduos em sujeitos”, determinando suas posições no discurso.

A AD amplia o campo de análise para além do texto escrito, abrangendo todas as formas de linguagem inseridas em práticas sociais, considerando também conceitos como interdiscurso (a rede de outros discursos que atravessam o dizer) e memória discursiva (o que já foi dito e que influencia o que pode ser dito).

Referências
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 9. ed. Campinas: Pontes, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Questão para desenvolver

A partir dessas premissas e do conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique, em um texto de 10 a 15 linhas,  como a Análise do Discurso compreende a relação entre sujeito, ideologia e produção de sentidos. Discuta como as condições de produção e as formações discursivas influenciam o que é dito e o que é silenciado. Inclua em sua resposta os conceitos de interdiscurso, memória discursiva e formação discursiva, ilustrando com exemplos concretos de diferentes esferas (política, mídia, educação).

Orientações para Resposta

  1.   Introdução:

Apresente brevemente a Análise do Discurso e sua relevância na linguística.

Indique que a resposta abordará sujeito, ideologia e sentidos, além dos conceitos-chave da AD.

  1.   Desenvolvimento:

Explique como a AD concebe o sujeito como histórico e ideológico.

Descreva a influência das formações discursivas nas possibilidades de dizer.

Inclua os conceitos de interdiscurso e memória discursiva, exemplificando como discursos anteriores moldam novos dizeres.

Analise o papel da ideologia na construção e disputa de sentidos.

  1.   Exemplificação:

Traga exemplos concretos (discursos políticos, campanhas publicitárias, notícias, textos escolares) para mostrar como sentidos são produzidos, disputados ou silenciados.

  1.   Conclusão:

Resuma a visão da AD sobre sujeito, ideologia e sentidos.

Reforce a importância dessa perspectiva para uma leitura crítica da realidade.

 

 

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