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  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CCONT - ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕÊS CONTÁBEIS - 54_2025

MAPA - CCONT - ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕÊS CONTÁBEIS - 54_2025

Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Estruturas das Demonstrações Contábeis. Para isso, a atividade proposta corresponde ao M.A.P.A (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em relação à elaboração de duas das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Vamos lá!

Você sabe qual é a importância do Balanço Patrimonial e da DRE para as empresas? Sabe como são suas estruturas? Você consegue identificar quais são os grupos e contas que pertencem ao ativo e ao passivo no Balanço Patrimonial? E quais informações devem ser evidenciadas na DRE?

O profissional da contabilidade deve seguir, sempre, as normas e procedimentos contábeis para a elaboração de qualquer uma das demonstrações financeiras.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta a posição financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado período. Assim, é dividido em duas grandes partes: Ativo e Passivo (incluindo o Patrimônio Líquido). Já a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é um relatório que tem como objetivo evidenciar as operações ocorridas que promovem o resultado do exercício.  

 

 

ATIVIDADE PROPOSTA

A empresa Mundo Estilo Móveis Indústria e Comércio Ltda., iniciou suas atividades em 02/01/20X2 no ramo de Fabricação de Móveis. A organização desenvolveu suas operações durante o ano de 20X2 e, agora, ao final do ano, você como contador da empresa precisa apurar o Balanço Patrimonial e a DRE da mesma. Para isso, deverá utilizar as seguintes informações:

 

  1. Informações para a estruturação do Balanço Patrimonial:

 

Contas Contábeis. Valores em Reais (R$)
Capital Subscrito.                 500.000,00
Banco TFG.                 254.494,79
Computadores e Periféricos.                   26.708,89
Máquinas e Equipamentos.                   33.532,03
Veículos.                   61.790,00
Fornecedores Nacionais.                   48.885,29
Móveis e Utensílios.                     8.040,00
Matéria-prima.                   17.977,00
Almoxarifado.                   33.535,18
Adiantamentos a Fornecedores.                     1.549,45
INSS a Recolher.                     8.118,52
IRRF a Recolher.                       375,80
Salários a Pagar.                   15.310,15
FGTS a Recolher.                     1.407,79
Férias a Pagar.                     2.674,80
13º Salários a Pagar.                     2.006,10
Pró-labore a pagar.                     4.314,72
(-) Depreciação Acumulada de Máquinas e Equipamentos.                       279,43
(-) Depreciação Acumulada de Móveis e Utensílios.                         67,00
(-) Depreciação Acumulada de Computadores e Periféricos.                       445,15
(-) Depreciação Acumulada de Veículos.                     1.029,83
Produtos Acabados.                     4.500,40
Duplicatas a Receber.                 197.886,19
ICMS a Recolher.                     3.716,33
PIS a Recolher.                       994,90
COFINS a Recolher.                     4.582,58
CSLL a Recolher.                       494,70
IRPJ a Recolher.                       604,63
Lucros Acumulados.                   44.706,21

 

  1. Informações para a estruturação da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):

 

CONTAS SALDO
Aluguel (Despesa Administrativa). 10.000,00
Telefone (Despesa Administrativa). 248,59
Energia Elétrica (Despesa Administrativa). 2.000,00
Água (Despesa Administrativa). 930,00
Salários (Despesa Vendas). 11.400,00
INSS (Despesa Vendas). 1.700,00
FGTS (Despesa Vendas). 2.680,00
Férias (Despesa Vendas). 940,00
13º Salário (Despesa Vendas). 1.280,00
Salários (Despesa Administrativa). 13.925,00
INSS (Despesa Administrativa). 3.080,00
FGTS (Despesa Administrativa). 1.230,00
Férias (Despesa Administrativa). 705,00
13º Salário (Despesa Administrativa). 1.060,00
Depreciação (Despesa Administrativa). 1.821,41
Custo dos Produtos Vendidos. 250.000,00
Vendas de Produtos. 500.000,00
ICMS s/ Venda. 75.000,00
PIS s/ Venda. 4.500,00
COFINS s/ Venda. 20.000,00
Despesas Bancárias. 3.000,00
Juros Recebidos. 2.500,00
Devoluções de Vendas. 5.000,00
Provisão para Imposto de Renda. 27.600,00
Provisão para Contribuição Social s/ Lucro. 19.693,79

 

Com base nos dados apresentados, pede-se:

1) Elaborar o Balanço Patrimonial referente ao exercício de 20X2, conforme Plano de Contas do CFC (disponível no Material da Disciplina) - preencher todos os campos em amarelo, sendo eles: nomes das contas analíticas e seus respectivos valores, assim como também os valores de todos os grupos e subgrupos cujos nomes já estão preenchidos no formulário.

2) Elaborar a DRE referente ao exercício de 20X2, conforme estrutura disponível no livro da disciplina (a partir da página 44) - preencher todos os campos em amarelo, sendo eles: nomes das contas e seus respectivos valores, assim como também os valores de todos os grupos cujos nomes já estão preenchidos no formulário.

 

Orientações para realização da atividade:

  1. Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade M.A.P.A para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo item "VÍDEOS EXPLICATIVOS".
  2. Baixe o arquivo "Formulário MAPA – Estruturas das Demonstrações Contábeis, disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo às questões elencadas.
  3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que preencheu a todas as células em amarelo, conforme os comandos solicitados (guias vermelhas).
  4. Após revisar, salve o arquivo preenchido em seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar o questionário”.
  5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente.
  6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória.
  8. Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Agora é com você, bons estudos!

 

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