ATIVIDADE 1 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 54_2025
Na realidade escolar, os eventos representam momentos importantes de integração, socialização e formação dos estudantes. Quando bem planejados, podem atuar como ferramentas pedagógicas capazes de articular os conteúdos da Educação Física com outras áreas do conhecimento, promovendo aprendizagens significativas. No entanto, muitos gestores e professores ainda apresentam dificuldades em diferenciar o papel dos eventos esportivos e não esportivos, o que pode levar a uma organização centrada apenas na competição ou em atividades descontextualizadas da proposta pedagógica.
Fonte: o Professor.
Nesse contexto, suponha que uma escola de ensino fundamental pretende organizar um grande evento para integrar a comunidade escolar. Parte da equipe defende a realização de um campeonato interclasses de futsal, enquanto outra sugere uma gincana cultural e recreativa. A coordenação pedagógica, então, solicita a você professor(a) de Educação Física um parecer sobre qual proposta atenderia melhor aos objetivos de formação integral dos estudantes.
Desta forma, para esta atividade de estudo, você deve elaborar o parecer solicitado, explicando as diferenças entre eventos esportivos e não esportivos, destacando suas contribuições para a formação integral dos estudantes. Além disso, apresente exemplos de como cada tipo de evento poderia ser estruturado no contexto escolar, justificando a relevância pedagógica de sua proposta.