ATIVIDADE 1 - BEDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 54_2025
Durante sua trajetória de estudos, você teve a oportunidade de refletir sobre os caminhos para garantir a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Percebeu-se que o movimento, elemento central da disciplina, não deve ser encarado como um limitador, mas sim como uma via para promover inclusão, aprendizagem e interação social.
Compreendeu-se, ainda, que adaptar não significa descaracterizar a atividade, e sim ajustá-la, seja nas regras, nos materiais ou no espaço, para que todos possam participar de forma equitativa e significativa, respeitando suas particularidades. Também foi debatida a importância do papel do profissional de Educação Física na desconstrução de atitudes capacitistas, como a exclusão do aluno com deficiência das práticas ou o excesso de proteção, que pode comprometer seu desenvolvimento e autonomia.
CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação Física e Inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista Integração. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ano 14. Edição especial 2002 p. 26-30.
LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2002.
SOLER, R. Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
A partir da leitura dos conteúdos apresentados especialmente na Unidade 3, responda às perguntas abaixo com base em uma perspectiva crítica, reflexiva e fundamentada:
1) Por que adaptar uma atividade não significa descaracterizá-la? Dê um exemplo prático de um esporte ou exercício físico que pode ser adaptado e explique brevemente como essa adaptação não retira o valor da atividade (Resposta esperada: até 10 linhas).
2) Relate uma situação hipotética ou real (que você tenha vivenciado, observado ou estudado) em que um aluno com deficiência foi excluído ou subestimado, seja nas aulas de Educação Física, nas práticas esportivas ou na prática de exercícios físicos variados. Em seguida, explique como essa situação poderia ter sido evitada com ações inclusivas por parte do professor (Resposta esperada: até 15 linhas).
3) Com base no olhar conceitual do texto, aponte duas estratégias que o profissional de Educação Física pode adotar para promover a participação ativa de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, nas práticas esportivas ou na prática de exercícios físicos variados. Justifique sua escolha (Resposta esperada: até 10 linhas).