Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PROJETOS - 54_2025

ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PROJETOS - 54_2025

 

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a disponibilidade dos membros da equipe do projeto”.

Fonte: PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 7. ed. Newtown Square: Project Management Institute, 2021. p. 137.

 

Caso fictício: Evento Nacional de Empreendedorismo

A Associação de Jovens Empreendedores do Brasil decidiu realizar o InovaBrasil 2025, um evento nacional de empreendedorismo que reuniria palestrantes renomados, rodadas de negócios, workshops e feira de startups, com o objetivo de atrair mais de 2 mil participantes e fortalecer a imagem da associação no cenário nacional. O projeto foi liderado por Paulo Pontes, gerente de projetos, que enfrentou desafios significativos ao longo da execução.

Durante a fase inicial, enquanto o comitê de marketing buscava ampliar o alcance do evento com palestrantes internacionais, a equipe financeira demonstrava interesse na redução do orçamento original. Paulo precisou intermediar as discussões e ajustar as reuniões de alinhamento, optando por enviar relatórios de forma segmentada para cada área, visando reduzir conflitos.

Faltando duas semanas para a realização, um diretor externo ao comitê solicitou alterações no cardápio e os fornecedores do coffee break, levando à necessidade de renegociação de contratos e ajustes nos pagamentos. Nesse período, também ocorreram solicitações adicionais por parte do comitê de marketing, como a inclusão de novos workshops e apresentações culturais. O gerente do projeto realizou a inclusão dos pedidos adicionais sem uma análise formal dos impactos no cronograma e na equipe, o que gerou questionamentos do Sponsor do projeto que alegou não ter autorizado essas inclusões.

Para o som e iluminação do evento foram contratados fornecedores sem compatibilidade com o espaço do evento, o que levou a adaptações de última hora e alguns problemas no som. Em paralelo, o site oficial do evento foi publicado com a programação ainda sujeita a alterações visto que o time de tecnologia não foi informado que o time de marketing ainda estava finalizando a programação, resultando em ajustes posteriores que geraram insatisfação de alguns inscritos.

Outro imprevisto surgiu quando uma das palestrantes internacionais teve o voo cancelado na véspera do evento, e não havia substituto preparado. Paulo precisou reorganizar a programação de forma emergencial para preencher a lacuna. Além disso, alguns fornecedores responsáveis pela montagem da feira de startups atrasaram a entrega de equipamentos por falta de acompanhamento mais próximo.

Apesar dos desafios, o evento foi realizado e recebeu avaliações positivas do público presente. Entretanto, o orçamento inicial foi ultrapassado, parte das mudanças ocorreu sem aprovação formal e a equipe enfrentou sobrecarga nos dias que antecederam a execução, o que causou uma insatisfação do Sponsor com o Gerente do Projeto.

Vamos lá!

Com base no texto de apoio, considerando o Caso fictício: Evento Nacional de Empreendedorismo e os estudos sobre Gestão de Projetos:
- Identifique no mínimo três (3) itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do projeto e que resultaram na entrega descrita.
- Em seguida, para cada problema identificado, apresente ao menos uma (1) solução, de acordo com as práticas de gerenciamento de projetos e de gerenciamento do escopo.

 

Orientações importantes:

  1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
  2. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no Material da Disciplina.
  3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
  4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1. Não é permitido anexar formulário.
  5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador via Studeo.

 Bons estudos!

Atividades Relacionadas