ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: SUSTENTABILIDADE, CONSUMO E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O - 54_2025
O comportamento de compra e consumo, realizado pelos indivíduos no mercado, oferece informações às organizações, as quais auxiliam as empresas em suas ações de marketing, comunicação e vendas no mercado.
Afinal, por meio do comportamento emitido pelo consumidor, este realiza ações que permitem que busque, obtenha, consuma ou disponha de determinado produto e/ou serviço existente no mercado.
Assim, após os estudos realizados referentes ao consumo e ao comportamento do consumidor, utilize o material da disciplina para responder à atividade:
- a) Durante os estudos relacionados ao comportamento de compra do consumidor, estudamos o (1) consumo, o (2) consumismo e o (3) consumerismo, sendo esses fatores importantes e relevantes para as organizações no mercado. Assim, explique (1) consumo, (2) consumismo e (3) consumerismo em um texto, entre 5 e 10 linhas. Utilize o material da disciplina como base.
- b) Vamos colocar em prática o que você estudou!
Discute-se muito, na atual sociedade, a influência do consumismo nas compras realizadas pelos consumidores. Assim, elabore 1 (uma) situação fictícia em que o consumidor realize uma compra consumista. Para isso, crie um personagem, escolha um produto, elabore um contexto e explique de que maneira essa compra será realizada de maneira consumista e como a dissonância cognitiva pode ocorrer nesse momento. Sua resposta deve ser apresentada em um texto, entre 7 e 15 linhas, apresentando a situação e justificando por que essa é uma ação consumista e a ocorrência da dissonância cognitiva no consumidor.